Move recebe textos de ciência e de literatura da UFMG a partir deste sábado

Será a primeira vez que os projetos Ciência para Todos e Leitura para Todos circulam no sistema de transporte expresso de Belo Horizonte

Neste final de semana os textos produzidos pelas equipes dos projetos “Ciência para Todos” e “Leitura para Todos” chegam também aos passageiros do Move, Sistema de Transporte Rápido por Ônibus de Belo Horizonte. Desde 2011, os projetos compartilham a produção de pranchas laminadas que disponibilizam informações científicas e literárias, em frente e verso, nos bancos de ônibus de várias linhas da cidade. Todos os textos estão disponíveis no site do projeto

“Finalmente, com apoio da BHTrans, agora também poderemos atender aos leitores do Move”, comemora Adlane Vilas-Boas, professora do departamento de Biologia Geral do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG e coordenadora do projeto Ciência para Todos. “A opção pelo Move se deu a pedido dos próprios usuários”, observa.

Ainda segundo ela, a resposta ao projeto tem sido muito positiva em eventos científicos e de popularização da ciência, e pesquisas com os usuários de ônibus mostram que eles também avaliam muito bem o projeto.

Os textos científicos, ilustrados por alunos do curso de Artes Visuais da UFMG, incluem produções de alunos da disciplina Laboratório de Comunicação Científica da UFMG e também de outros pesquisadores que colaboram com o projeto. Os textos literários e poéticos foram selecionados pela professora Maria Antonieta Pereira, da Faculdade de Letras da UFMG, que lançou o projeto “Leitura para Todos”, ainda em 2004, iniciando esse processo.

Mutirão

A instalação dos dispositivos nos ônibus será feita na madrugada de sexta para sábado, do dia 9 para o dia 10 de junho, nas garagens dos veículos, em regime de mutirão, por estudantes voluntários e bolsistas do projeto. Quem vai às garagens pela primeira vez é a estudante de publicidade Alice de Freitas, que manifesta seu entusiasmo: “É muito gratificante poder participar de um projeto tão importante, que traz um pouco de cor e de ciência ao dia a dia de quem utiliza o transporte público de Belo Horizonte”, afirma.

Assessoria de Imprensa da UFMG

Assessoria de Comunicação Social e Divulgação Científica do ICB/UFMG