Muito além de 'Os sertões': outras narrativas sobre a Guerra de Canudos são retratadas em pesquisa da UFMG

Tese defendida na UFMG analisa obras literárias que trazem outras perspectivas sobre o conflito ocorrido no século 19, no interior da Bahia

Os sertões, do escritor e jornalista brasileiro Euclides da Cunha, é certamente a obra mais famosa sobre a Guerra de Canudos, conflito que ocorreu em 1896 e 1897, no interior da Bahia. No livro, Euclides da Cunha descreve a guerra como um evento extremamente violento e marcado pelo fanatismo religioso. Mas essa é apenas uma forma de narrar a história de Canudos. Existem outras. O professor Tarcísio Cordeiro, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, decidiu investigá-las durante sua pesquisa de doutorado desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Estudos Literários da UFMG.

No trabalho, Tarcísio Cordeiro fez um levantamento bibliográfico e analisou seis outras obras além de Os sertões, como Memorial de Vilanova, de Nertan Macedo. Nesse texto, o foco não é o relato da guerra em si, mas a vida ordinária do sertanejo. Ao investigar essas outras perspectivas sobre a Guerra de Canudos, o trabalho chama a atenção para o fato de que, quando se narra um determinado evento, alguns fatos e personagens podem ganhar mais destaque, enquanto outros passam por processos de apagamento. Lembrar e esquecer são também atos políticos, e a literatura pode ter um papel importante na releitura dos fatos históricos.

Saiba mais no novo episódio do Aqui tem ciência.

Raio-x da pesquisa

Título: Histórias de um trauma – memórias, testemunhos e ficção sobre a Guerra de Canudos

O que é: tese que investiga as narrativas relacionadas à Guerra de Canudos e às representações do imaginário sertanejo. O foco são as diferentes maneiras de rememorar a experiência traumática.

Nome do pesquisador: Tarcísio Fernandes Cordeiro

Ano da defesa: 2020

Programa de Pós-graduação: Estudos Literários da Faculdade de Letras da UFMG

Orientadora: Elisa Maria Amorim Vieira

Financiamento: Capes

O episódio 67 do programa Aqui tem ciência tem apresentação de Beatriz Kalil, com trechos literários interpretados por Alessandra Ribeiro. A produção é de Paula Alkmim, e os trabalhos técnicos são de Breno Rodrigues. O programa é uma pílula radiofônica sobre estudos da UFMG e abrange todas as áreas do conhecimento. A cada semana, a equipe da emissora apresenta os resultados de um trabalho de pesquisa da Universidade.

Aqui tem ciência fica disponível em aplicativos de podcast como o Spotify e vai ao ar na frequência 104,5 FM, às segundas-feiras, às 11h, com reprises às quartas-feiras, às 14h30, e às sextas-feiras, às 20h.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG