Mulheres Cientistas aborda trajetória da pesquisadora da UFMG Aline Miranda

A professora do ICB foi uma das vencedoras, em 2019, do prêmio Para mulheres na ciência

A personagem do segundo episódio da série Mulheres Cientistas,  produzida pela TV UFMG, é a professora Aline Miranda, do Departamento de Morfologia do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG. Neste ano, a pesquisadora foi uma das sete premiadas pelo programa Para mulheres na ciência, parceria da L’Oréal com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) no Brasil e Academia Brasileira de Ciências (ABC).

O programa contempla jovens pesquisadoras de todo o país com uma bolsa-auxílio de R$ 50 mil para desenvolver seus estudos. Aline Miranda investigou as consequências do traumatismo cranioencefálico em pacientes atendidos no Hospital João XXIII, em Belo Horizonte.

Sobre a pesquisadora
Graduada em Fisioterapia, com mestrado e doutorado em Infectologia e Medicina Tropical, a professora Aline Miranda é pesquisadora líder do Grupo Mineiro de Estudo em Traumatismo Cranioencefálico junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Durante a trajetória acadêmica, tem atuado principalmente nas áreas de neurociência comportamental e cognitiva e neuroimunologia experimental e clínica.

Mulheres Cientistas
Lançada na semana passada, a série on-line Mulheres Cientistas tem o objetivo de contribuir para a reflexão sobre as questões, dilemas e desafios enfrentados por mulheres que fazem pesquisa no Brasil. O primeiro episódio focalizou a trajetória da professora Nilma Lino Gomes, da Faculdade de Educação (FaE), recém-agraciada com o título de Professora Emérita da UFMG.

A série contará a história de oito pesquisadoras da Universidade. Nos episódios, que contemplam a diversidade de áreas do conhecimento, geracionais e raciais, as mulheres falam sobre o que é ser cientista e as contribuições da produção de conhecimento para a sociedade.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG