Mulheres Cientistas, série da UFMG, aborda trajetória da pesquisadora Raquel Minardi

​ Professora do DCC desenvolve pesquisas que associam bioinformática e biologia computacional

A trajetória da professora Raquel Minardi, do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG, é destacada no terceiro episódio da série Mulheres cientistas produzida pela TV UFMG. Sua pesquisa envolve as áreas de bioinformática e biologia computacional, atualmente trabalhando com uma enzina fundamental para o processo de digestão da celulose na produção de biocombustível a partir do bagaço da cana.

Por meio de modelos, algoritmos e programas de computador, a pesquisadora busca soluções para questões da ciência, em especial das áreas da Biologia e da Saúde. O grupo de pesquisa de Raquel faz as modelagens e simulações que geram hipóteses para os experimentalistas.

Saiba mais sobre a pesquisadora através do programa produzido pela TV UFMG: 

Sobre a pesquisadora
É doutora em Bioinformática (UFMG, 2008) e bacharel em Ciência da Computação (UFMG, 2004). Fez seu pós-doutorado no Comissariat à l'Énergie Atomique et aux Énergies Alternatives (CEA) / Genoscope (França, 2008-2009). Trabalhado com pesquisa em Bioinformática desde 2003, é membro do Laboratório de Bioinformática e Sistemas e líder do grupo de pesquisa em Bioinformática e Biologia Computacional do DCC/UFMG.

Mulheres Cientistas
Lançada em outubro, a série da TV UFMG tem o objetivo de contribuir para a reflexão sobre as questões, dilemas e desafios enfrentados por mulheres que fazem pesquisa no Brasil. O primeiro episódio focalizou a trajetória da professora Nilma Lino Gomes, da Faculdade de Educação, e o segundo contou a história de Aline Miranda, do ICB.

Ao todo, a série contará a história de oito pesquisadoras da Universidade. Nos episódios, que contemplam a diversidade de áreas do conhecimento, geracionais e raciais, as mulheres falam sobre o que é ser cientista e as contribuições da produção de conhecimento para a sociedade.

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria de Imprensa UFMG

Serviço

Série Mulheres Cientistas aborda trajetória da pesquisadora Raquel Minardi