Museu de História Natural UFMG: Arrecadações da campanha Renasce Museu terminam amanhã

Recursos da campanha serão usados na criação de plataforma virtual para reunir informações sobre acervos atingidos por incêndio em 2020

Termina amanhã, 25 de fevereiro, a segunda e última etapa de arrecadação da campanha de financiamento coletivo Renasce Museu, lançada pelo Museu de História Natural e Jardim Botânico (MHNJB) da UFMG para estruturar uma plataforma virtual, pública e gratuita, com informações detalhadas e imagens dos acervos atingidos por incêndio em 2020. São as últimas oportunidades para contribuir neste processo, e todo recurso angariado será de grande importância para abrir novos caminhos ao MHNJB!

“Essa iniciativa materializa um movimento coletivo em favor do renascimento do museu. Graças a esse esforço, ele emergirá ainda mais forte dos escombros dessa tragédia e continuará, como bem resume o mote da campanha, compartilhando as histórias que seus acervos contam”, afirma Sandra Regina Goulart Almeida, reitora da UFMG.

Segundo a professora Mariana Lacerda, diretora pro tempore do MHNJB, a meta é viabilizar a inclusão de todo o acervo na plataforma. “Ela ficará disponível para estudantes, professores, pesquisadores e toda a sociedade. O Museu tem um acervo muito valioso, que conta nossa história mais profunda. Com o incêndio, muitos objetos foram destruídos ou danificados, mas o que restou nos mostra a necessidade de seguirmos em frente. A plataforma virtual dará visibilidade a esse patrimônio, incluindo as peças atingidas pelo fogo", explica.

Em sua primeira etapa, a campanha contou com o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que aportou R$ 2 a cada R$ 1 arrecadado, triplicando, assim, o valor ofertado. A campanha conta com a assessoria da Benfeitoria – consultoria especializada em crowdfunding – e apoio da Fundep e da Administração Central da UFMG.

Para estimular a participação do público, o Museu criou uma série de recompensas, como broches, cartões, camisetas, bolsas, cursos e até visitas a sítios arqueológicos. Cada recompensa está vinculada a uma faixa de contribuição.

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria de Imprensa do Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG

(31) 3409-7607

www.mhnjb.ufmg.br