Museu Itinerante Ponto UFMG participa do Festival da Matemática no Rio de Janeiro

De hoje, dia 27, até domingo, dia 30 de abril, o Museu Itinerante Ponto UFMG estará na cidade do Rio de Janeiro, participando do Festival da Matemática, em parceria com a Sociedade Brasileira de Matemática e o Instituto de Matemática Pura e Aplicada. O Festival faz parte do conjunto de iniciativas de popularização da Matemática e marca o início do Biênio 2017-2018 da Matemática no Brasil. Trata-se de um evento para todas as idades com atrações para crianças, adolescentes, adultos além de ser uma ótima oportunidade para pais e professores se atualizarem. A coordenação pedagógica é de Fernanda Campos Lima. Informações pelo telefone (31) 3409-5179 ou pelo e-mail museuufmgponto@gmail.com

Brincadeiras e apresentações práticas e divertidas vão despertar novas formas de vivenciar e descomplicar a matemática. A ideia é mostrar as aplicações leves e criativas que a matemática tem no nosso dia a dia.

O objetivo é encantar crianças desde 02 anos de idade até os adolescentes mais exigentes, proporcionando vivenciar a matemática de um modo diferente. Estão programadas atividades lúdicas e divertidas voltadas a toda a família que formarão o campo ideal para despertar novas formas de experimentar a Matemática e desfazer o preconceito que existe em relação à disciplina.

Com o tema “O ser humano e sua interação com o Universo”, o Museu Itinerante Ponto UFMG, por meio de sua exposição externa, vai envolver o publico com os novos experimentos que abordam temas matemáticos e desenvolver oficinas sobre Fractais e sobre Topologia. Pretendemos aproximar sociedade e ciência e ampliar a compreensão do público sobre os meios de produção científicos e de sua relação com educação, cultura e sociedade.

O Festival da Matemática, além da presença do Museu Itinerante Ponto UFMG, vai oferecer ao público, também, várias outras atividades lúdicas. O Brasil instituiu a lei "Biênio da Matemática 2017-2018 Gomes de Sousa" como parte da Agenda Positiva do Ensino, Pesquisa e Inovação no país. Nesse período, o país realizará inúmeros eventos nacionais, como o Festival da Matemática, e sediará a Olimpíada Internacional da Matemática - IMO 2017, além do Congresso Internacional de Matemáticos - ICM 2018.

Serão dois anos de eventos e ações que colocarão a Matemática, a Ciência e a Tecnologia no foco da comunicação, contribuindo para o crescimento do país e o desenvolvimento humano. Um movimento em prol da educação que se propõe a criar e trazer múltiplas experiências que estimulem o aprendizado da Matemática de forma geral.

Serviço:
Local: Escola SESC de Ensino Médio - Av. Ayrton Senna, 5677 – Jacarepaguá/RJ
Programação: 9h às 17h (quinta e sexta – 27 e 28 de abril) e 10h às 17h (sábado e domingo – 29 e 30 de abril)

Assessoria de Imprensa da UFMG

Museu Itinerante Ponto UFMG

Serviço

De 27 a 30 de abril de 2017

Escola SESC de Ensino Médio - Av. Ayrton Senna, 5.677, Jacarepaguá - Rio de Janeiro