Música contemporânea de concerto é tema de debate no Conservatório UFMG

Programa “Diálogos” promove bate-papo com os músicos e compositores Eduardo Campolina, Sérgio Rodrigo e Tatiana Catanzaro

Como está o cenário da música contemporânea brasileira, sobretudo aquela mais de vanguarda e experimentação? Este é o tema da próxima edição de Diálogos – o presente da música, que estreia na próxima terça-feira, 28 de setembro, às 19h30. Os convidados para esse bate-papo ao vivo são músicos, compositores e pesquisadores da área e irão falar sobre seu fazer musical em tempos da pandemia e das perspectivas para a volta da arte presencial. A transmissão é pelo canal do Conservatório UFMG no YouTube

Tatiana Catanzaro, professora da UnB, compositora e pesquisadora da música contemporânea brasileira, compartilhará suas impressões sobre esse cenário e dividirá suas experiências ao criar e coordenar um grupo de pesquisa e eventos on-line dedicados ao tema durante a pandemia. 

Sérgio Rodrigo, compositor mineiro atualmente residindo na França, irá falar de seus trabalhos recentes e de suas pesquisas, que promovem uma perspectiva decolonizadora para a produção de Música Contemporânea. Ele destaca também as dificuldades vividas e adaptações necessárias nos tempos de pandemia. 

Em diálogo com os dois, Eduardo Campolina, professor de Composição da UFMG, coloca em foco o ECRIS - Espaço de Criação Sonora, laboratório de música montado no Conservatório UFMG, concebido para a música de experimentação e eletroacústica.

O vídeo da transmissão ficará disponível após o fim do evento.

Música contemporânea

A música contemporânea de concerto é muito presente no Conservatório UFMG, que nos últimos anos tem reservado parte de sua temporada para promover esse repertório, divulgando a produção de compositores de nossa época e dando atenção especial a compositores e músicos mineiros. Como exemplo, há a Série Circuito Contemporâneo, que propõe a apresentação de música eletroacústica (um subgênero da música contemporânea), em uma sala especialmente montada para esse fim. Edições do projeto Vertentes são também dedicadas especialmente à música contemporânea, trazendo repertório novo, experimental e de vanguarda para os palcos do Conservatório UFMG. Com a pandemia, os concertos presenciais foram suspensos e também o trabalho in loco no laboratório de música eletroacústica. 

Convidados

Eduardo Campolina | Coordenador do Espaço de Criação Sonora e professor (UFMG)

Docente da área de Composição na Escola de Música da UFMG, onde leciona desde 1990 nas disciplinas Harmonia, Contraponto e Composição. Graduado e pós graduado em Musicologia pela Université de Paris VIII e doutor pela Escola de Belas Artes da UFMG, estudando a técnica dos processos criativos nas áreas de música e artes plásticas. Concentra seus trabalhos nas áreas de performance experimental e composição acústica, acusmática e eletroacústica mista. 

Sérgio Rodrigo | Músico e compositor | Instagram | Facebook

O trabalho de Sérgio Rodrigo transita entre música clássica contemporânea, improvisação, arranjo, trilha sonora e criação com recursos tecnológicos. Colabora com grupos brasileiros e internacionais dedicados à música de concerto contemporânea, explorando também intercâmbios com a música popular, além de projetos que envolvem parcerias com artistas da literatura, artes visuais e cinema. Premiado internacionalmente, atualmente é pesquisador associado ao colégio doutoral Franco Alemão, que integra a Universidade de Estrasburgo, desenvolvendo uma tese sobre epistemologias musicais de matrizes africanas e composição musical.

Tatiana Catanzaro | Professora de composição e novas tecnologias (UnB) | YouTube | Soundcloud

Doutora em música e musicologia pela Universidade de Paris IV - Sorbonne com tese sobre os aportes tecnocientíficos face à Música Espectral, Tatiana Catanzaro estudou composição com Willy Corrêa de Oliveira (USP), e posteriormente com Silvio Ferraz e Philippe Leroux (França), tendo realizado igualmente o Cursus d'informatique Musicale (Curso de composição e de informática musical) do IRCAM.

Sobre Diálogos - o presente da música

Neste programa quinzenal do Conservatório UFMG, convidados de diferentes áreas da música conversam sobre a importância da arte presencial e os dilemas, soluções criativas e aprendizados da cultura após mais de um ano e meio de pandemia. Eles opinam ainda sobre as perspectivas de futuro e falam sobre o que têm produzido. Celebrando a riqueza da arte feita no encontro com o público, relembramos ainda as passagens dos artistas convidados pelos palcos do Conservatório UFMG. 

Acompanhe o Conservatório UFMG

No Instagram: @conservatorioufmg
No Facebook: facebook.com/conservatorioufmg 
No Youtube: youtube.com/ConservatórioUFMG

Serviço:

Programa Diálogos – o presente da música | Música de concerto: o Circuito Contemporâneo na pandemia
Data: 28 de setembro – terça-feira
Horário: 19h30
Transmissão ao vivo pelo YouTube.
Acesse a pasta com material de divulgação: Peças para divulgação

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Mais informações: Bruna Acácio

(31) 9 9268-6650

Serviço

'Programa Diálogos – o presente da música | Música de concerto: o Circuito Contemporâneo na pandemia'

28 de setembro de 2021

19h30

YouTube