Música popular e erudita são destaques da semana no YouTube do Conservatório UFMG

Até sexta-feira serão lançados trechos de shows do grupo Praça XI, duo Célio Souza e César Augusto, Grupo Amaranto e Banda BIOS

O projeto do Conservatório UFMG Notas de Memória, que está disponibilizando no YouTube trechos de apresentações musicais que fazem parte do acervo do Centro de Memória do espaço, divulga nesta semana atrações de música popular e erudita. Serão lançadas partes de shows do grupo Praça XI, duo Célio Souza e César Augusto, Grupo Amaranto e Banda BIOS. Os dois primeiros estreiam ainda hoje, 24 de junho, e os últimos serão lançados na sexta-feira, 26 de junho.

Com apresentação do espetáculo musical O Samba da Praça XI, o grupo Praça XI vai mostrar um pouco de seu estudo da história do choro e do samba, a partir de ritmos, textos e contextos. É formado por Clara Sandroni (voz), Lúcia Campos (percussão), Marcelo Chiaretti (flautas) e Agostinho Paolucci (violão). O nome do grupo homenageia o território mítico do samba no Rio de Janeiro, endereço da famosa casa da Tia Ciata, frequentada por ilustres personagens como Pixinguinha, Donga e João da Baiana.

O trecho do concerto de música erudita com o duo Célio Souza (voz) e César Augusto (piano) é formada por lieder, do compositor alemão Robert Schumann. Célio Souza é bacharel em canto lírico e participou de diversos festivais, dentre eles Academia de Canto em Trancoso (de 2015 à 2018), onde em 2016 ganhou lugar de destaque e conquistou uma bolsa de estudos na Polônia. Foi vencedor do concurso Jovem Músico BDMG de 2014. César Augusto é bacharel em piano. Também foi vencedor de Programas como o Jovem Músico BDMG e Segunda Musical.

A apresentação do Grupo Amaranto, formado pelas irmãs Flávia (violão), Lúcia (flauta) e Marina (piano), exibe o trabalho vocal apurado e a sólida formação acadêmica das participantes como instrumentistas. Com criatividade e inteligência, o grupo elabora seus próprios arranjos, demonstrando que domina amplamente seus recursos musicais. O grupo possui seis CDs gravados: Retrato da Vida, Aos Olhos de Guignard, Brasilêro, Três Pontes, Três Estações e Quarto Azul, o mais recente.

O último trecho de shows exibido na semana será focado na apresentação da BIOS - Bombeiro Instrumental Orquestra Show, formada por dez músicos distribuídos em saxofones, clarinetes, trombone, trompetes, guitarra, baixo, teclado, bateria e percussão. A banda do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais apresenta suas interpretações de sucessos de gêneros diversos, como jazz, bossa-nova, blues, música mineira e frevo.

Siga o Conservatório nas redes sociais (InstagramFacebook) e fique por dentro da sua programação.

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Setor de Comunicação do Conservatório UFMG

www.conservatorio.ufmg.br