Músicas de Minas Gerais embalam programação de Natal do Espaço do Conhecimento UFMG

Atividades ocorrem de 11 a 22 de dezembro, quando o museu funciona em horário especial, de 14h às 21h

A programação de Natal do Espaço do Conhecimento UFMG vai levar os visitantes a uma viagem pelas músicas de Minas Gerais. De hoje, 11 de dezembro a 22 dezembro, o Espaço do Conhecimento UFMG funciona em horário diferenciado, das 14h às 21h, e realiza muitas atividades sobre o som! O Espaço também terá um ateliê de cartões.

As oficinas são totalmente gratuitas. Para participar, basta retirar uma senha na recepção.

O Espaço do Conhecimento fica na Praça da Liberdade, nº 700, bairro Funcionários. Mais informações no site e no Facebook do museu.

Músicas de Minas embalam o Natal
Nada mais mineiro que o Grupo Galpão! Com a trilha sonora dos espetáculos de teatro Romeu e Julieta e A Rua da Amargura, o Espaço do Conhecimento UFMG cria um divertido Ateliê de Cartões de Natal com inspiração em letras de músicas de grandes cantores do estado. A instalação fica aberta ao público durante toda a programação especial de final de ano, no horário de funcionamento do museu. No dia 18 de dezembro, às 16h, e nos dias 19 e 20, às 19h, a artista visual Luiza Nobel estará no ateliê para a oficina Terraço de Poesia.

As mesmas canções embalam a atividade Minas nas estrelas. O Planetário se transforma em uma verdadeira caixinha de música. Lá dentro, os visitantes descobrem um mundo em que poemas e música constroem lindos cenários de estrelas e outros objetos astronômicos. A atividade ocorre nos dias 11 e 14 de dezembro, às 19h, e nos dias 19 e 22, às 16h.

A descoberta da magia da música segue na atividade Do Vinil à Nuvem. A partir de um paralelo entre passado e presente da nossa relação com o céu e a música, a contação de histórias revela uma seleção especial de discos de vinil para os visitantes ouvirem. A ação acontece no dia 12 de dezembro, às 16h30, e nos dias 18 e 21, às 19h.

Já na Roda de Conversa: música e contexto, composições do aclamado movimento mineiro Clube da Esquina são retomadas. Mediadores do museu e visitantes refletem sobre como as letras representavam o momento político em que o país estava inserido. Os interessados podem participar nos dias 12 e 16 de dezembro, às 19h, e no dia 14, às 16h30.

Músicas que vêm das florestas!
Os cantos dos povos indígenas permitem que tenhamos acesso a uma rica tradição, mantida por muitas gerações. A cultura oral dessas comunidades guarda histórias de pessoas e feitos importantes, repassando ensinamentos por meio de sons incomuns a quem vive nas cidades grandes.

A contação de histórias O Som das Florestas revela ao público a diversidade da cultura indígena de Minas Gerais através de canções e instrumentos dos mais variados tipos. A atividade está marcada para o dia 13 de dezembro, às 19h, e para os dias 16 e 21, às 16h30.

A ciência por trás do som
O que são as ondas sonoras? É possível ver o som? Ele viaja pelo espaço? São muitas as perguntas sobre o que ouvimos, mas não conseguimos enxergar! O Espaço do Conhecimento UFMG vai responder a essas questões na atividade A ciência do som, com experimentos inusitados que explicam várias curiosidades aos visitantes. A oficina acontece nos dias 13 e 20 de dezembro, às 16h, e no dia 15, às 19h.

Da música à brincadeira!
As brincadeiras populares se constroem com ajuda de sons, cantigas e canções. Esse poder mágico da música de transformar simples jogos de infância em verdadeiras aventuras é retratado no documentário Terreiros do Brincar

Dirigido por David Reeks e Renata Meirelles, o filme será exibido no Espaço no dia 22 de dezembro, às 19h. Logo após a sessão, haverá uma roda de conversa sobre o tema.

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço está subordinado à Diretoria de Ação Cultural (DAC) da Universidade, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio da Cemig, da Unimed-BH e do Instituto Unimed-BH.

Ateliê de Cartões
Quando: 11 a 22 de dezembro, 14h às 21h

Minas nas estrelas
Quando: 11 e 14 de dezembro, às 19h; 19 e 22 de dezembro, às 16h

Do Vinil à Nuvem
Quando: 12 de dezembro, às 16h30; 18 e 21 de dezembro, às 19h
Entrada: gratuita

Roda de Conversa: música e contexto
Quando: 12 e 16 de dezembro, às 19h; 14 de dezembro, às 16h30
Classificação: a partir de 14 anos

O Som das Florestas
Quando: 13 de dezembro, às 19h; 16 e 21 de dezembro, às 16h30.

A Ciência do Som
Quando: 13 e 20 de dezembro, às 16h; 15 de dezembro, às 19h