Músicas e histórias: Rádio UFMG Educativa leva ao ar 21ª edição do 'Louca sintonia'
Dividida em cinco episódios, série será veiculada de terça, 1º de julho, a sexta-feira, 4, no programa Conexões
Ditadura, tortura, opressão, estigmas e preconceitos são algumas das questões que nortearam os usuários do Centro de Convivência São Paulo, localizado na região Nordeste de Belo Horizonte, na construção da 21ª edição do especial Louca Sintonia. A produção será veiculada a partir desta terça-feira, 1º de julho, no programa Conexões, que vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 10h às 12h, na Rádio UFMG Educativa, com apresentação dos jornalistas Luíza Glória e Hugo Rafael.
Dividido em cinco episódios, o especial será veiculado até a sexta-feira, dia 4, com uma edição por dia. A exceção será na quinta-feira, dia 3, quando serão veiculados dois episódios. Nessa data, os protagonistas da série vão se reunir no espaço do Centro de Convivência São Paulo para ouvir juntos a produção e participar, ao vivo, do programa Conexões, nesse dia conduzido pela jornalista e apresentadora Luíza Glória.
O especial Louca Sintonia foi idealizado para dar visibilidade à luta antimanicomial e promover a discussão de questões do universo da saúde mental. A atração é construída por meio de depoimentos, reflexões, covers musicais, paródias e poesia. Os usuários participam de todo o processo de produção, desde a locução até a seleção musical.
A produção
O Louca Sintonia é apresentado na UFMG Educativa semestralmente, desde 2014. Na época, os usuários do centro de convivência fizeram uma visita guiada à emissora e manifestaram o interesse em criar e produzir um programa de rádio. A série tem mediação de estudantes do curso de Terapia Ocupacional da UFMG, no âmbito da disciplina Prática Clínica em Terapia Ocupacional II, do Departamento de Terapia Ocupacional da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO), e do projeto de extensão Rádio e saúde mental em sintonia com a cidade, coordenado pela professora Regina Céli Fonseca Ribeiro.
A edição e montagem do especial são feitas pela equipe da Rádio UFMG Educativa, sob a coordenação da jornalista e supervisora geral de produção e conteúdo da emissora, Luíza Glória. A Rádio UFMG Educativa pode ser ouvida na frequência 104,5 FM, em Belo Horizonte e Região Metropolitana, ou pela internet, no site da emissora.
Oito edições (da 13 à 20) estão disponíveis no perfil da rádio no SoundCloud.