Músicos da Universidade de Münster, obras de câmara contemporâneas e Big Band mineira são destaques da semana no YouTube do Conservatório UFMG

O projeto do Conservatório UFMG Notas de Memória, que está disponibilizando no YouTube trechos de apresentações musicais que fazem parte do acervo do Centro de Memória do espaço, divulga nesta semana atrações de música erudita, popular, contemporânea e instrumental. Serão lançadas partes de shows de professores da Universidade de Munster (Alemanha) e da UFMG, do grupo Sonante 21 e da Geraes Big Band. O primeiro está on-line desde ontem, 24 de agosto, e os outros dois estreiam, respectivamente, nos dias 26 e 28 de agosto.

O Notas de Memória relembra, no primeiro vídeo da semana, momentos dos concertos do Projeto Horizons, realizado dentro da Série Vertentes do Conservatório UFMG. O projeto é uma parceria entre o Departamento de Música da Universidade de Münster (Alemanha) e a Escola de Música da UFMG, com apoio da agência alemã DAAD. O vídeo ilustra a diversidade musical apresentada no evento e traz trechos das obras Quarteto em Ré Maior para Flauta e Cordas (W.A. Mozart), Black Clouds, para vibrafone solo (Edison Denisov), Oblivion (Astor Piazzolla), Spark (Geoff Sheil) e Cravo e Canela (Milton Nascimento).

A apresentação do Grupo Sonante 21, dirigido por Stephan Froleyks, também fez parte do Horizons. Criado dentro do programa de mestrado em Música da UFMG, o grupo se dedica à pesquisa e performance de obras de câmara de autores contemporâneos, sobretudo a estreias mineiras ou brasileiras de obras significativas da música da segunda metade do século XX e do século XXI. Em seus concertos já apresentou obras de Steve Reich, Luciano Berio, George Crumb, Brian Feynerhough, Magnus Lindberg, Terry Riley, Frederic Rzewski, Sean Griffin, David Lang, Sílvio Ferraz e Carlos Stasi.

O último trecho divulgado nesta semana relembra um concerto totalmente voltado para a música brasileira para Big Band. Além dos tradicionais saxofones, trombones, trompetes, baixo, piano e bateria, a Geraes traz outros instrumentos que adicionam colorido a essa formação especial, como vozes, acordeom, flautas e violoncelos. A Big Band da Escola de Música da UFMG tem mais de 20 de anos de existência, funcionando como espaço privilegiado de pesquisa e trabalho sobre o repertório de Big Band, tanto para os alunos, quanto para os professores da Escola. Atualmente tem direção do compositor e arranjador Rafael Martini.

Siga o Conservatório nas redes sociais (Instagram e Facebook) e fique por dentro da sua programação.

Assessoria de Imprensa UFMG

Setor de Comunicação do Conservatório UFMG