N. Sra. dos Amassadinhos: Centro Cultural UFMG recebe exposição de Renata Raffaini Frazatto

O Centro Cultural UFMG convida para a abertura da exposição N. Sra. dos Amassadinhos, da artista Renata Raffaini Frazatto, no dia 10 de novembro, às 19h. A mostra tem a curadoria do professor Fabrício Fernandino e poderá ser vista até 17 de dezembro, com entrada gratuita. A classificação é livre.

A exposição integra o projeto Escultura no Centro, que destaca os trabalhos tridimensionais desenvolvidos por alunos do curso de Artes Visuais com habilitação em Escultura da Escola de Belas Artes da UFMG. A artista Renata Raffaini Frazatto, natural da capital de São Paulo, tem interesses em escultura, gravura e fotografia.

N. Sra. dos Amassadinhos

Um oratório marcado por irregularidades, corroído e fechado. Tudo o que não se espera de um objeto como esse. Delicado, mas bruto, é diretamente inspirado nos oratórios carcomidos e deformados de Fernando Lucchesi, que podem dialogar com a ideia de uma ruína interferida/afetada (ou até causada) pela mão do artista.

Ao se pensar em um objeto corroído é comum se lembrar de algo que teve um “fim”, que pertence ao passado ou ao lixão. Em contraponto, a obra celebra a vida na (ou da) ruína, a ruína como marca de tempo e presença. É, também, uma singela homenagem a Celeida Tostes – uma vez que parte do encanto com seus “Amassadinhos” (1980) – a qual é expressa nos penduricalhos de cerâmica que caem da estrutura de metal.

Classificação: livre

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria do Centro Cultural UFMG

Exposição N. Sra. dos Amassadinhos - Renata Raffaini Frazatto