Nesta tarde, mesa redonda comemora os 10 anos do CT Nano UFMG

Transmitido ao vivo pelo YouTube a partir das 15h, evento reúne autoridades das áreas de ciência e tecnologia para celebrar uma década de pesquis

Para comemorar os 10 anos do Centro de Tecnologia em Nanomateriais e Grafeno da UFMG (CTNano), uma mesa redonda nesta quinta-feira, 26 de novembro, a partir das 15h, reúne autoridades das áreas de Ciência e Tecnologia para relembrar a trajetória e o pioneirismo do centro de pesquisas. O evento será transmitido ao vivo no canal do YouTube da CAC e do CT Nano, e retransmitido na página da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep) no Facebook.

Participam da solenidade de abertura a reitora da UFMG, Sandra Regina Almeida Goulart, o presidente da Fundep, Alfredo Gontijo, o presidente do BH-TEC Marco Crocco e o coordenador do CT Nano, Marcos Pimenta. Em seguida, uma mesa redonda reúne os convidados: o Presidente CNPq e ex-presidente Fapemig, Evaldo Vilela; o ex-ministro MCTI e ex-reitor da UFMG, Clélio Campolina; o ex-presidente BH-TEC e ex-reitor UFMG, Ronaldo Pena; o ex-ministro MDIC e ex-diretor ABDI, Mauro Borges Lemos e a Coordenadora Executiva CTIT, Juliana Crepalde.

O CTNano e sua importância para a pesquisa

Os dados do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) revelam que cerca de 25% dos depósitos de patentes envolvendo nanotubos de carbono e grafeno são do CTNano. Em consulta ao sistema do órgão brasileiro responsável pela gestão da propriedade intelectual, há registro de 115 depósitos a partir desses materiais nos últimos 10 anos, e o CTNano é responsável por 27 deles.

Esse resultado é fruto da combinação da excelência do Centro em pesquisa, desenvolvimento e inovação e do pioneirismo na transferência de tecnologia e conhecimento para a sociedade. “O número de patentes e a expertise consolidada em 20 anos de atuação compõem o grande diferencial do CTNano. Além da infraestrutura para o desenvolvimento desta tecnologia, temos um corpo de quase 100 cientistas”, orgulha-se o coordenador do Centro, professor Marcos Pimenta.

Ele explica que o Centro atua no desenvolvimento tecnológico de produtos, processos e serviços a partir de materiais de estrutura nanométrica em busca de soluções tecnologicamente avançadas e economicamente viáveis. “Gosto de me referir ao CTNano como uma ponte, que faz a conexão entre o conhecimento gerado na UFMG e o setor industrial.”

Esse papel fundamental de interação se materializa por meio do desenvolvimento de pesquisas e de tecnologias de alto potencial para empresas, por meio de soluções factíveis e escaláveis de acordo com o processo produtivo.

Para a reitora da UFMG, Sandra Goulart Almeida, o CTNano é mais um exemplo de pioneirismo da Universidade. Conforme ressalta, as instituições de ensino superior públicas brasileiras são responsáveis por mais de 95% das pesquisas realizadas no País, destacando que o “Centro faz a conexão entre dois importantes segmentos da sociedade: a universidade, que responde pela geração de conhecimento, e as empresas”. Essa conexão, segundo a reitora, “tem contribuído para que a indústria nacional eleve os patamares de competitividade.”

CTNano, dez anos

O evento desta quinta-feira marca o encerramento de uma programação especial em comemoração aos 10 anos do Centro de Tecnologia em Nanomateriais e Grafeno da UFMG, que também promoveu nas últimas semanas quatro webinários com pesquisadores de nanotecnologia. Entre os temas, foram abordadas a aplicação de nanomateriais em sistemas de sensoriamento, na cadeia de valor dos polímeros, no cimento Portland nanoestruturado e também os desafios da regulação das Nanotecnologias. Todos os webinários estão disponíveis na íntegra no canal do CT Nano, no YouTube.

Serviço:

Mesa Redonda Construindo uma ponte entre a universidade e a sociedade

Data: Dia 26 de novembro, às 15h

Convidados: o Presidente CNPq e ex-presidente Fapemig, Evaldo Vilela; o ex-ministro MCTI e ex-reitor da UFMG, Clélio Campolina; o ex-presidente BHTec e ex-reitor UFMG, Ronaldo Pena; o ex-ministro MDIC e ex-diretor ABDI, Mauro Borges Lemos e a Coordenadora Executiva CTIT, Juliana Crepalde.

Transmissão ao vivo no YouTube da CAC e do CT Nano UFMG e no Facebook da Fundep.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG