Noite Internacional de Observação da Lua Espaço do Conhecimento UFMG integra evento global da Nasa
Exibição de filme, observação no Terraço Astronômico, contação de histórias e oficina lúdica são as atrações promovidas no museu
A Lua representa uma fonte inesgotável de fascínio, mistério e inspiração em diferentes civilizações e culturas. Para os povos egípcios, o satélite natural do planeta Terra era associado à sabedoria, à escrita e à magia, por meio da figura do deus Thoth. Já Mawu, a divindade lunar de alguns povos falantes da língua gbe, simboliza o feminino, a fertilidade e o perdão. Com o objetivo de reunir o público em uma celebração dedicada a esse astro, o Espaço do Conhecimento UFMG participa da Noite Internacional de Observação da Lua, neste sábado, 4 de outubro.
O evento é promovido anualmente pela National Aeronautics and Space Administration (Nasa), em setembro ou outubro, quando a Lua está em quarto crescente e oferece ótimas condições para a observação de suas crateras. No Espaço do Conhecimento, a programação se inicia às 15h, com a oficina Fases da Lua. Em seguida, às 16h, o público poderá aproveitar uma contação de histórias relacionadas ao satélite natural. Já às 18h, o museu promove uma exibição do clássico filme de ficção científica Viagem à Lua.
O cronograma de atrações será finalizado às 19h, com a Observação Noturna no Terraço Astronômico por meio de dois telescópios. Serão disponibilizadas 105 senhas gratuitas, retiradas de forma on-line a partir das 17h30. Após o fim de outubro, as sessões de observação dos astros no museu serão suspensas, em função da instabilidade climática desse período do ano. A atividade será retomada em abril de 2026. Por isso, o evento também proporciona uma das últimas ocasiões para observar a Lua no Espaço do Conhecimento, ainda em 2025.
Segundo Filipe Ferreira, doutor em Física e astrônomo assistente do museu, a Noite Internacional de Observação da Lua não apenas promove a observação do céu, mas também valoriza os vínculos simbólicos e culturais que a humanidade construiu com o astro ao longo do tempo. “Durante as atividades, destacamos elementos culturais, como os diferentes significados e figuras atribuídas à Lua, ressaltando a riqueza da relação entre ciência, imaginação e cultura”, destaca.
Confira a programação completa:
Oficina Fases da Lua
Horário: 14h - Ingressos emitidos 2h antes da atividade
Todos os públicos, a partir de 7 anos
Oficina Contos da Lua
Horário: 16h - Ingressos emitidos 2h antes da atividade
Crianças, jovens, adultos e idosos
Exibição do filme Viagem à Lua
Horário: 18h - Ingressos emitidos 2h antes da atividade
Todos os públicos, a partir de 7 anos
Observação Noturna no Terraço Astronômico
Horário: das 19h às 20h45 - Retirada de 105 senhas a partir das 17h30
Todos os públicos, a partir de 6 anos
Número de vagas: a cada 15 minutos, um grupo de 15 pessoas tem acesso ao terraço para observar nos telescópios e tirar suas dúvidas com os mediadores que acompanham a atividade.
Ingressos: www.ufmg.br/espacodoconhecimen...
Atividade sujeita às condições climáticas
Serviço:
Noite Internacional de Observação da Lua
Data: 4 de outubro
Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700 – Funcionários, Belo Horizonte / MG)
Fotografias: Noite Internacional de Observação da Lua (2025)