Noite Internacional de Observação da Lua: Espaço do Conhecimento UFMG promove atividades especiais em celebração ao nosso satélite natural

Karaokê, sessões de planetário, observação do astro e oficina lúdica são as atrações que integram o evento no museu

A inspiração de músicas, histórias, imagens, obras de arte e declarações de amor: o satélite natural do planeta Terra é cercado de mistérios e incríveis fenômenos que encantam pessoas de todas as idades. Para incentivar a apreciação e compreensão acerca do objeto celeste, o Espaço do Conhecimento UFMG participa da Noite Internacional de Observação da Lua, no dia 21 de outubro (sábado).

O evento anual, proposto pela Nasa Night Sky Network, conecta cientistas, educadores e entusiastas ao redor do mundo. A data escolhida para a celebração é sempre em setembro ou outubro, quando a Lua está próxima do quarto crescente – uma ótima fase para sua observação, no início da noite. Na Noite Internacional de Observação da Lua, todos são convidados a observar e aprender sobre esse satélite natural, bem como suas relações com a cultura e estudos espaciais.

O fim de outubro marca a suspensão das atividades de observação com telescópios no museu, em função da instabilidade climática desse período do ano. A atividade deve ser retomada entre o fim de março e o início de abril de 2024. Por isso, o evento também proporciona uma das últimas ocasiões para observar a Lua no Espaço do Conhecimento, em 2023. Segundo Fernanda de Oliveira, mestranda em astrofísica e assistente do Núcleo de Astronomia do museu, a Noite Internacional de Observação existe exatamente para inspirar a observação contínua da Lua, do céu e do mundo que nos rodeia. “A Lua é nosso único satélite natural, o corpo celeste mais próximo de nós e a nossa conexão mais próxima com o cosmos. A importância de observá-la vem do fato de sermos um pouquinho dela, assim como somos de todas as outras coisas no universo!”, completa Fernanda.

No Espaço do Conhecimento, a programação tem início às 15h, com a oficina Fases da Lua. A partir das 19h, o Karaokê Lunar irá preencher o museu de ritmos, canções e muita diversão. Também às 19h, a Observação Noturna no Terraço Astronômico aguarda os apaixonados por astronomia para uma experiência fantástica de apreciação da Lua com telescópios. Serão distribuídas 105 senhas gratuitas a partir das 17h30. A atividade acontece mediante condições climáticas favoráveis. Confira as informações completas:

Oficina Fases da Lua
Quando: 21/10 (sábado), às 15h - Ingressos emitidos 2h antes da atividade
Descrição: a oficina vai ensinar os participantes a prever a visibilidade da Lua em qualquer dia e horário: quando ela nasce e se põe, suas fases e por que ocorrem os eclipses. Serão utilizados modelos construídos em papel e o próprio corpo dos participantes para a compreensão dos fenômenos celestes.
Público: todos os públicos, a partir de 7 anos
Duração aproximada: 1 hora
Número de vagas: até 15 participantes
Onde: 5° andar (Hall) - Espaço do Conhecimento UFMG - Praça da Liberdade, 700 - Funcionários

Karaokê Lunar
Quando: 21/10 (sábado), a partir das 19h
Descrição: a Lua já serviu de inspiração para artistas dos mais diversos gêneros musicais. A atividade convida os visitantes a soltarem a voz em um divertido karaokê, com canções emblemáticas que mencionam o satélite natural.
Público: todos os públicos
Duração aproximada: 2 horas

Observação da Lua Crescente no Terraço Astronômico (com telescópios)
A Observação Noturna acontece aos sábados, das 19h às 20h45.
Retirada de 105 senhas a partir das 17h30.
Público: crianças, jovens e adultos
Número de vagas: 105 senhas gratuitas, distribuídas no dia da atividade. A cada 15 minutos, um grupo de 15 pessoas tem acesso ao terraço para observar nos telescópios e tirar suas dúvidas com os mediadores que acompanham a atividade.
Onde: 5° andar - Espaço do Conhecimento UFMG - Praça da Liberdade, 700 - Funcionários
Obs.: Atividade sujeita às condições climáticas.

Sessões de Planetário
21 de outubro (Noite Internacional de Observação da Lua)
13h - Alvorecer da Era Espacial
14h - Da Terra ao Universo
16h - O Céu de Belo Horizonte*
18h - A Lua e o Zodíaco*
19h - O Segredo do Foguete de Papelão
20h - Dois Pedacinhos de Vidro
*Sessões comentadas

Em uma experiência imersiva no Planetário do museu, os visitantes poderão conhecer mais sobre o mundo da astronomia. A programação pode ser acessada pelo site e os ingressos devem ser adquiridos na recepção no mesmo dia da atividade, com pagamento exclusivamente no cartão de débito. Esta é a única atração paga do museu, com entradas no valor de R$10 (inteira) e R$5 (meia-entrada).

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço integra a Pró-reitoria de Cultura (Procult) da Universidade e conta com o apoio da Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade (FRMFA) e da Fundação de Apoio da UFMG (Fundep) no desenvolvimento de seus projetos. É amparado pelas Leis Federal, Estadual e Municipal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH e da Cemig.

Serviço
Espaço do Conhecimento UFMG promove atividades especiais em celebração ao satélite natural.

Assessoria de Imprensa UFMG

Comunicação Institucional do Espaço do Conhecimento UFMG

Serviço

Noite Internacional de Observação da Lua