Nova edição da Revista da UFMG traz artigos que discutem a 'memória do futuro'

Está disponível para leitura o número 28 da Revista da UFMG. Os artigos desta edição, assinados por acadêmicos de várias instituições e profissionais que são referências em suas áreas de atuação, tratam do tema Memórias do futuro.

Graduando em História na UFMG, Lucas Henrique Petronilho é o autor do artigo As reminiscências do futuro no passado, em que aborda questões históricas do século XX, usando como fio condutor uma análise de ficções especulativas publicadas no período.

No ensaio Epistemologia da pandemia – século XXI: o fim do sono e a intensificação do fascismo, o educador Fernando Quiroga, da Universidade Estadual de Goiás (UEG), aborda algumas das consequências sociais da pandemia, dentre elas a falência do sono como elemento constitutivo da cultura e da civilização.

O psicólogo André Luís Sales, pesquisador associado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), assina o ensaio Daqui para o futuro, em que relaciona as tendências dos movimentos sociais contemporâneos com projetos educacionais empreendidos no Vale do Silício, nos Estados Unidos.

Futuro talvez não haja

O professor João Antonio de Paula, da Faculdade de Ciências Econômicas (Face) da UFMG, é o autor do artigo Memória do futuro. No texto, ele reflete sobre a validade do pressuposto de que sempre haverá futuro. “Nossa costumada experiência, de que ao findar um dia sempre se segue outro, perfeitamente novo, impregna em nós a certeza sobre o futuro. [...] Mas a crise com tonalidades apocalípticas do nosso tempo tem desacreditado, ou pelo menos tem levantado a hipótese de que pode não haver futuro”, argumenta o docente, em um trecho.

Sobre a revista

A Revista da UFMG é uma publicação quadrimestral da Universidade Federal de Minas Gerais e tem como objetivo principal abordar temáticas específicas, numa perspectiva interdisciplinar, com a possibilidade de divulgar também resultados de pesquisas e de produções teóricas e artísticas diversas, nos formatos de artigos, resenhas, ensaios, textos literários e imagens.

Criada em 1929 com o nome de Revista da Universidade de Minas Gerais, a publicação recebeu seu nome atual em 1965. O periódico publica originais de autores que submetem trabalhos em resposta a chamadas temáticas bem como de autores convidados. As contribuições são avaliadas por pareceristas ad hoc, por meio de revisão às cegas, reservando-se o direito da revista de propor modificações com a finalidade de adequar os artigos e demais trabalhos aos seus padrões editoriais.

A publicação tem todas as suas edições inseridas no Portal de Periódicos.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG