Novembro negro UFMG: filme Marte Um será exibido gratuitamente na próxima quarta-feira

Na quarta-feira, 29 de novembro, às 19h, o Centro Cultural UFMG exibe o longa-metragem Marte Um, escrito e dirigido por Gabriel Martins, escolhido para representar o Brasil no Oscar na categoria de Melhor Filme Internacional de 2023. A atividade integra a programação da 6ª edição do Novembro Negro UFMG, que este ano traz a temática Ancestralidade e coletividade: aquilombar para permanecer. A entrada é gratuita, com classificação indicativa de 16 anos.

Indicação ao Oscar
Marte Um é o primeiro filme mineiro a ser selecionado para representar o Brasil no Oscar e Gabriel Martins, diretor do longa, é o primeiro cineasta preto a ter uma obra escolhida pelo país para buscar uma indicação ao prêmio da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

Embora a expectativa estivesse alta, o filme não foi eleito para entrar na lista de melhor filme estrangeiro. Se tivesse sido escolhido, Gabriel Martins seria o quarto cineasta preto da história do cinema a concorrer na referida categoria. A última obra brasileira indicada foi em 1999, quando Central do Brasil concorreu ao maior prêmio do cinema.

O filme
Marte Um é um filme escrito e dirigido pelo cineasta mineiro Gabriel Martins, seu segundo longa-metragem de ficção, primeiro solo, depois de No Coração do Mundo, codirigido com Maurício Martins.

Produzido pela produtora Filmes de Plástico, a partir de um edital federal de ação afirmativa de baixo orçamento, lançado em 2016, Marte Um foi rodado no final de 2018 nas cidades de Contagem, Belo Horizonte e Nova Lima, em Minas Gerais.

A equipe e elenco do filme, majoritariamente formada por técnicos e artistas pretos, são reflexos de uma narrativa que busca trazer protagonismo para uma parcela imensa da população, ainda fortemente marginalizada socialmente e narrativamente no cinema.

Marte Um pelo mundo
Em janeiro de 2022, Marte Um teve sua estreia mundial no Festival Sundance de Cinema, nos Estados Unidos, o maior festival de cinema independente do mundo. Além de fazer parte da competição internacional, o filme foi também um dos escolhidos para abrir o evento, tendo uma première com críticas positivas e matérias nos principais veículos de comunicação norte-americanos, como Variety, ScreenDaily, Deadline, IndieWire e The New York Times.

O longa-metragem já foi exibido em quatro continentes e diversos países, somando 45 seleções em festivais de prestígio. Nos Estados Unidos, Marte Um foi reproduzido em mais de uma dezena de festivais importantes, como o Tribeca Film Festival, de Nova Iorque; acumulando também os prêmios de melhor filme no Outfest, de Los Angeles; no BlackStar Film Festival, da Filadélfia; além do prêmio de melhor filme pelo público no Festival Internacional de São Francisco.

Marte Um teve sua estreia brasileira no 50º Festival de Gramado, onde recebeu quatro prêmios, incluindo o de melhor filme pelo júri popular. Na semana seguinte, a equipe e elenco fizeram um circuito de pré-estreias em quatro cidades do Brasil, com sete salas esgotadas nos cinemas. O longa chegou ao circuito comercial brasileiro no final de agosto de 2022.

Classificação indicativa: 16 anos

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG

Marte Um – um filme de Gabriel Martins