Novembro Negro UFMG segue com atividades até o final do mês

A programação do Novembro Negro da UFMG continua. Com a temática Aquilombar-se em tempos de luta, as atividades gratuitas tiveram início no dia 5 e seguem até 30 de novembro.  Não há a necessidade de inscrição prévia.

Hoje e amanhã, dias 11 e 12, às 18h, haverá o minicurso A Lei 10.639/03: a obrigatoriedade do ensino da história e cultura da África e afro-brasileira, no Centro de Convivência Negra, na sala 1058 da Fafich, campus Pampulha. No dia 12, às 12h30, será realizado o show Dois Lados, com Gui Ventura, e, às 17h, o workshop Danças Urbanas com Crew Ubdi, ambos na Praça de Serviços.

No dia 13, será realizada a mesa-redonda Necropolítica no Brasil: perspectivas para a organização negra, às 17h, no Auditório Carangola, na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich).

Uma das marcas do evento será o Desfile Novembro Negro, no dia 14, na Praça de Serviços, das 10h às 14h. Também no dia 14, às 18h30, terá a mesa-redonda Masculinidades negras: a (re)invenção do homem negro para além do racismo e do patriarcado, na sala 1000 da Escola de Ciência da Informação (ECI). Todas essas atividades serão no campus Pampulha.

Ainda no dia 14, às 19h, terá a abertura da exposição documental Epistemologias Comunitárias: arte contemporânea de autoria negra, no Centro Cultural da UFMG (Av. Santos Dumont, 174, Centro). No dia 16, ocorrerá a abertura da exposição Docência Negra: quantos professores negros você tem?, às 16h, no Espaço do Conhecimento (Praça da Liberdade, 700).

Próxima semana
No dia 18, às 14h, será ministrado o minicurso Fontes paroquiais e cartoriais para o estudo da escravidão oitocentista brasileira: aplicações metodológicas e possibilidade de análise documental, às 14h, no Centro de Convivência Negra, da Fafich.

A roda de conversa Diálogos sobre gênero e sexualidade na vivência dos corpos negros será realizada no dia 19, às 19h, na Escola de Arquitetura (R. Paraíba, 697, Savassi, Belo Horizonte).

No dia 20, às 18h, ocorrerá a II Mostra Trabalho EnCena, no Centro de Convivência Negra, na sala 1058 da Fafich, com apresentação das atividades desenvolvidas no Laboratório de Estudos sobre Trabalho, Cárcere e Direitos Humanos (LabTrab). A mostra de filmes e fotos Cine Debate – Filme Virgem Margarida será no dia 21, às 19h, no Auditório Sônia Viegas, no prédio da Faculdade de Letras (Fale).

De 18 a 22, ocorrerá a 1ª Semana Negra do Promestre, na Faculdade de Educação (FaE), com várias atividades.

O evento tem a organização conjunta do Centro de Convivência Negra, Movimento Negro UFMG, Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC), Diretoria de Ação Cultural (DAC) e Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae).

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG