Novembro Negro UFMG tem como tema Aquilombar-se em tempos de luta

Conferência com professora da Goldsmiths University of London marca início das atividades, que acontecerão de 5 a 30 de novembro

Na edição de 2019, o Novembro Negro da UFMG busca a construção de uma sociedade antirracista, justa e equânime. Com o tema Aquilombar-se em tempos de luta, a proposta é resgatar os saberes e a força de antepassados para que se possa resistir aos tempos difíceis. A programação terá início nesta terça-feira, dia 5, e se estende até 30 de novembro, gratuitamente e sem a necessidade de inscrição prévia.

Entre as atividades, destacam-se a conferência Voz, poder e resistência: abordagens interseccionais, no dia 6, às 17h, com a professora Claudia Bernard, da Goldsmiths, University of London, no auditório Sônia Viegas, na Faculdade de Letras (Fale); o seminário Racismo no meio acadêmico e profissional, no dia 8, das 8h às 18h, na sala 1000  da Escola de Ciência da Informação (ECI); e a Feira de afroemprendedores, entre os dias 11 e 14, das 10h às 18h, na Praça de Serviços. Todas essas atividades serão no campus Pampulha.

O evento é um convite para descolonizar o pensamento, reconhecer as mazelas de um passado escravocrata e, sobretudo, mirar em uma postura efetiva de combate ao racismo. Nesse sentido, Aquilombar-se representa uma postura ativa de cada indivíduo que se posiciona política e socialmente em busca do rompimento de uma estrutura opressora.

Segundo a organização do Novembro Negro, a disposição para a mudança parte de cada um, mas a estratégia é construída em conjunto, por meio de espaços coletivos de afeto que permitem a troca de saberes e experiências que promovem o fortalecimento de laços, o sentimento de pertencimento e o autocuidado. Aquilombar-se é compreender a história, reconectar com a ancestralidade e se colocar em movimento para mudar a realidade, além da luta pelo direito de existência da população negra.

O Novembro Negro da UFMG conta com atividades culturais, acadêmicas e artísticas para evidenciar que a discussão racial é elemento fundamental para mudanças concretas na sociedade e enfatizar que, em tempos de luta, Aquilombar-se é preciso.

A organização do evento é do Centro de Convivência Negra, Movimento Negro UFMG, Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC), Diretoria de Ação Cultural (DAC) e Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae).

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG