Novo evento da série de estudos indianos da UFMG discute alternativas para o desenvolvimento emancipatório

No dia 27 de outubro, quinta-feira, o auditório 4 da Faculdade de Ciências Econômicas (Face) vai abrigar mais um encontro da Série de Estudos Indianos, com o tema Brasil–Índia: alternativas para um desenvolvimento emancipatório

Das 14h30 às 16h30, haverá discussão sobre Urbanização e desenvolvimento emancipatório, conduzida por Roberto Luís Monte-Mór (Face/Cedeplar), coordenador do Centro de Estudos Indianos (CEI) da UFMG, e pelo aluno de doutorado Jakob Span (Face).

Das 17h às 19h, Maurício Andrés Ribeiro (Agência Nacional de Águas) vai ministrar palestra com o tema Unidade na diversidade – a contribuição indiana.O palestranteAndrés Ribeiro é arquiteto formado pela UFMG. Entre 1977 e 1978, foi pesquisador visitante no Indian Institute of Management, em Bangalore, Índia. Em 1981, atuou como oficial de Assentamentos Humanos na Cepal/México. Trabalhou em diversas instituições ligadas ao meio ambiente e à educação. Em sua produção acadêmica, destacam-se as obras Ecologizar (4ª Edição, Editora Universa, Brasília, 2009, trilogia), Tesouros da Índia para a civilização sustentável (Santa Rosa Bureau Cultural/Rona Editora 2003), Ecologizando a cidade e o planeta (Editora C/Arte, Belo Horizonte, 2008) e Meio ambiente & evolução humana (Editora Senac, São Paulo, 2013).

Segundo o pesquisador, a Índia, com sua diversidade de línguas, religiões, etnias, por sua longa história e pelas múltiplas invasões que sofreu, desenvolveu modos de valorizar a diferença e de ser hospitaleira com os estrangeiros. Ele acrescenta que o mundo contemporâneo tem muito a se beneficiar com a cosmovisão e com a experiência prática indiana de convivência da diversidade na unidade.

Agência de Notícias UFMG

Assessoria de Imprensa da UFMG

www.ufmg.br/assessoria

Serviço