Nunca Paramos: produção audiovisual do Espaço do Conhecimento UFMG mostra atividades realizadas durante isolamento social

O Espaço do Conhecimento UFMG propõe um constante diálogo entre a Universidade e a cidade de Belo Horizonte e seus cidadãos, numa troca de conhecimentos e múltiplos saberes. Localizado no Circuito Liberdade, Praça da Liberdade, n. 700, o Espaço se tornou um local de produção, formação e divulgação da ciência e da cultura para um público amplo e diverso. Nos últimos anos, o museu enfrentou muitos  desafios, persistiu e, na verdade, nunca parou! O resultado disso é mostrado em detalhes no vídeo Nunca Paramos!, produzido pelo Núcleo de Audiovisual do Espaço do Conhecimento.

O vídeo resume o trabalho realizado virtualmente pela equipe do Espaço durante dois anos, a partir de março de 2020, quando as atividades presenciais, em quase sua totalidade, foram interrompidas em função de um bem maior: a preservação da vida. A pandemia levou à concentração das ações do museu no ambiente virtual, e, durante esse período, o Espaço do Conhecimento UFMG se expandiu para além de sua localidade física, a capital mineira.

Diante dessa nova realidade, foi necessário que o museu se reinventasse e encontrasse outras formas de manter a conexão com os diversos públicos, além de alcançar novos seguidores e visitantes. Para isso, foi fundamental a utilização da fachada digital para transmissão de mensagens de utilidade pública e de incentivo, além da realização de oficinas e encontros virtuais, o lançamento de documentário sobre a mineração em Minas Gerais, gincanas e brincadeiras digitais, clube de leitura, sessões on-line de astronomia e, ainda, a primeira exposição 100% virtual do museu. Centenas de ações foram realizadas e o Espaço segue em expansão.

Em dezembro de 2021, o museu retomou suas atividades presenciais, que agora convivem em harmonia com as ações virtuais, afinal, Nunca Paramos!

Números de 2020 e 2021
Acessos ao site institucional  – 1.118.776
Alcance redes sociais – 3.031.426
Alcance Calendário Astronômico On-line – 55.626
Reproduções do podcast Pílulas do Conhecimento – 106.966
Acessos ao Espaço Literário – 3.451
Acessos a Sertão Mundo – 6.336
Visualizações no YouTube – 115.700

O Espaço do Conhecimento UFMG, por meio da Fundação de Apoios da UFMG (Fundep), estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. No museu, a programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas, apresentações culturais, palestras e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o Espaço é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas Gerais. O Espaço integra a Diretoria de Ação Cultural (DAC) da UFMG, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH, viabilizado por mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores e da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig).

Assessoria de Imprensa UFMG

Comunicação Institucional do Espaço do Conhecimento UFMG