O Conservatório UFMG realiza no período de 11 a 13 de maio o “Colóquio artístico-científico – O violão em múltiplas perspectivas”

As atividades são gratuitas e voltadas a alunos de graduação e interessados em música em geral

O Conservatório UFMG realiza no período de 11 a 13 de maio o Colóquio artístico-científico – O violão em múltiplas perspectivas dentro da Série Vertentes. O evento é uma produção do VIOrizontes: pesquisas artísticas violonísticas, grupo de pesquisa do Programa de Pós-graduação em Música da Escola de Música da UFMG, reúne pesquisadores, artistas, docentes e discentes da UFMG, UEMG e UFOP, congregados em torno do violão.

O Colóquio está organizado em palestras, recitais-palestras, concertos temáticos e oficinas. Está previsto uma série de atividades na programação, dentre elas a discussão e desenvolvimento dos projetos de pesquisa em andamento na pós-graduação da UFMG; reflexões conceituais, teóricas e práticas sobre temas relacionados ao violão e a pesquisa artística e pedagógica em torno desse instrumento; promoção de eventos artístico-científicos – públicos – que resultem em troca e difusão de saberes e experiências.

O Colóquio é uma idealização de Flávio Barbeitas, que também compõe a comissão organizadora formada por Eduardo Campolina, Fernando Araújo, Victor Vale e Cláudia Garcia e tem a co-realização do Conservatório UFMG.

Veja a programação completa

O público-alvo é composto por alunos de graduação em música/violão das universidades envolvidas, mas também pelos interessados em música em geral, que poderão assistir a todas as atividades gratuitamente. Os que desejarem certificado, a ser fornecido pela Escola de Música da UFMG, poderão se inscrever preenchendo um formulário. Neste link podem ser feitas também as inscrições para as oficinas.

Serviço:
Série Vertentes
O violão em múltiplas perspectivas
Colóquio artístico-científico

11 de maio, quinta-feira
Recital-Palestra Mulheres violonistas: percursos e desafios” com Cláudia Garcia
O violão e os repertórios brasileiros
Curadoria: Marco Teruel e Eduardo Barretto

12 de maio, sexta-feira
O violão tradutor
Curadoria: Victor Vale e Michel Maciel

13 de maio, sábado