O futuro dos biocombustíveis e veículos elétricos são tema do UFMG Talks em casa

Na edição de amanhã, 17 de novembro, os professores Braz Cardoso, da Engenharia Elétrica, e Vânya Pasa, da Química, conversam sobre a transição e

Apesar de ainda serem raros no Brasil, os veículos híbridos e elétricos já são uma realidade e apontam para um futuro onde o consumo de combustíveis derivados do petróleo tende a cair drasticamente. A mobilidade é um dos elementos chave para o desenvolvimento das cidades do futuro e está diretamente ligada à busca por fontes de energia renováveis que gerem menos impacto ao meio ambiente.

A próxima edição do UFMG Talks em casa recebe os professores da Universidade Braz Cardoso, da Engenharia Elétrica, e Vânya Pasa, da Química, para uma conversa sobre mobilidade e a transição energética dos combustíveis fósseis para o carbono zero. O evento está marcado para a próxima terça-feira, dia 17 de novembro, a partir das 19h.

Braz Cardoso foca suas pesquisas na aplicação da eletrônica de potência em sistemas de energia elétrica, fontes de energia renováveis e veículos elétricos. Coordenadora do Laboratório de Ensaios de Combustíveis (LEC), Vânya Pasa atua em pesquisas e no desenvolvimento de novos materiais renováveis e biocombustíveis.

O UFMG Talks em casa é transmitido ao vivo, a partir das 19 horas, no canal da TV UFMG no YouTube (youtube.com/tvufmg) e na página da UFMG no Facebook (fb.com/ufmgbr). Após a apresentação, os convidados responderão a perguntas enviadas pelos internautas.

Convidados desta edição

Braz Cardoso é professor do Departamento de Engenharia Elétrica da UFMG, onde coordena o laboratório TESLA Engenharia de Potência. Seus interesses de pesquisa incluem dispositivos semicondutores de potência, máquinas e acionamentos elétricos e veículos elétricos. Possui graduação e mestrado em Engenharia Elétrica pela UFMG, e doutorado na mesma área pela University of Wisconsin, nos Estados Unidos.

Vânya Pasa é professora do Departamento de Química da UFMG e coordena, além do LEC, o Programa de Formação em Recursos Humanos em Química de Biocombustíveis e Novos Materiais. Suas pesquisas estão concentradas no desenvolvimento de rotas sintéticas para produção de biocombustíveis e na estabilidade destes. Possui larga experiência em análise e certificação de combustíveis, efluentes e fluidos industriais. Concluiu a graduação em Engenharia Química e o doutorado em Química, ambos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Coordenou vários projetos com empresas, destacando-se os trabalhos com a Petrobrás, a Boeing e a CODEMGE, na área de combustíveis limpos e certificação de combustíveis para a aviação.

Sobre o UFMG Talks

Da arte à física quântica. Das manifestações culturais à neurociência. Dos estudos sobre criminalidade à inteligência artificial. Esses temas e outros ganham visibilidade no UFMG Talks, espaço aberto e democrático para discutir a ciência e as pesquisas realizadas na UFMG que contribuem para o desenvolvimento da sociedade, não apenas sob o ponto de vista econômico, mas, principalmente, da saúde, do bem-estar e da qualidade de vida.

Uma vez por semana, pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais apresentam suas pesquisas em um diálogo acessível que aproxime o público das principais discussões científicas.

O UFMG Talks é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRPq) em parceria com o Centro de Comunicação (Cedecom) da UFMG e conta com o apoio da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep).

Serviço:

UFMG Talks em casa - Alternativas e desafios: da transição dos combustíveis fósseis ao carbono zero

Data: 17 de novembro

Convidados: Braz Cardoso e Vânya Pasa

Transmissão on-line pelo canal da TV UFMG no YouTube (youtube.com/tvufmg) e UFMG no Facebook (fb.com/ufmgbr).

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG