O trabalho de revisão no ambiente legal é tema do Letras Debate da UFMG

Antônio Barbosa da Silveira contará sobre a sua experiência na Assembléia Legislativa de Minas Gerais e sobre os diferentes aspectos que envolvem

O trabalho de revisão de textos na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) é tema da próxima atividade do Letras Debate, que acontece no dia 24 de março, das 10h às 12h, no auditório 1007 da Faculdade de Letras da UFMG, campus Pampulha. A atividade é gratuita. Para participar, os interessados devem realizar inscrição no site do Letras Debate.

Haverá emissão de certificados e as vagas são limitadas. Mais informações podem ser obtidas pelo site do evento, pelo Facebook ou pelo e-mail letrasdebate.ufmg@gmail.com

Antônio Barbosa da Silveira, que trabalhou como revisor na ALMG e foi um dos colaboradores para a produção do Manual de redação parlamentar, abordará, na palestra Considerações sobre a revisão de textos na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, o processo de revisão, observando a diversidade de gêneros com que o profissional se depara. “Certamente a revisão de um pronunciamento requer critérios diferentes da revisão de um projeto de lei ou de um parecer, e o profissional deve ter uma sólida formação linguística que o capacite a transitar por essa variedade de textos de forma segura, lúcida e coerente. Num universo em que proliferam os mais diferentes tipos de gênero, é natural que se dê atenção especial ao texto legal, em razão de suas peculiaridades e relevância no contexto da ALMG”, afirma Antônio Barbosa da Silveira.

O Letras Debate ocorre ao longo do ano, nas manhãs dos sábados, com o propósito de oferecer aos estudantes a oportunidade de ouvir e de participar de palestras, mesas-redondas, seminários, workshops e outras atividades, bem como trazer novas perspectivas de atuação do profissional de Letras, no mercado de trabalho. Além disso, o evento é uma excelente oportunidade para que os alunos integralizem os créditos das Atividades Acadêmicas Científico-culturais (AACC), exigidas pelo Projeto Pedagógico da Faculdade de Letras.

Assessoria de Imprensa da UFMG

Setor de Comunicação da Faculdade de Letras da UFMG

www.letras.ufmg.br/letrasdebate

O trabalho de revisão no ambiente legal é tema do Letras Debate da UFMG