Objetivos de desenvolvimento sustentável e agenda mundial de pesquisa serão temas da aula inaugural na Escola de Enfermagem UFMG

No dia 28 de fevereiro, a partir das 14 horas, será realizada, no Auditório ‘Maria Sinno’ da Escola de Enfermagem da UFMG, no campus Saúde (Av. Alfredo Balena, 190), a aula inaugural do Programa de Pós-graduação em Enfermagem. O médico Paulo Ernani Gadelha Vieira, coordenador da Estratégia Fiocruz para a Agenda 2030, ministrará a palestra de abertura sobre “Agenda 2030: construção e perspectivas de integração com a Ciência, Tecnologia e Inovação”. Outro tema de destaque será "A agenda mundial de pesquisa e os desafios para a Enfermagem", abordado pela professora da Universidad de Navarra (Espanha), Cristina García Vivar. O evento é aberto ao público e sem necessidade de inscrição prévia.

De acordo com o Paulo Gadelha, na perspectiva do tema central, a Agenda 2030 discutirá os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que coloca um conjunto de metas globais, que propõem um recorte operacional para o cumprimento de compromissos amplos e diversos. “Essa é a grande contribuição da Saúde: por sua natureza, por ser social e ambientalmente determinada e implicar diretamente na qualidade de vida, impõe uma visão holística sobre esse conjunto de compromissos. Ao colocar o objetivo de assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todas e todos, em todas as idades, ela se desdobra em metas diretamente relacionadas às condições de saúde, como a redução da taxa de mortalidade materna global para menos de 70 mortes por 100.000 nascidos vivos até 2030 ou a redução pela metade das mortes e dos ferimentos globais por acidentes em estradas até 2020”, explicou.

Ele ressaltou, ainda, que a Saúde precisa estar presente nos debates e estratégias de todos os ODS, a exemplo dos que tratam da fome, da miséria, da paz e do clima. “Todas essas questões são indissociáveis da busca por uma sociedade e um planeta mais saudáveis. A Saúde é, ao mesmo tempo, uma pré-condição, um resultado e um parâmetro para o monitoramento da Agenda 2030”.

A coordenadora do colegiado de Pós-graduação em Enfermagem, professora Adriana Oliveira, enfatizou que conferência do professor Gadelha fará um excelente link com a apresentação da professora Cristina em que se discutirá os desafios para enfermagem na agenda mundial de pesquisa.

Assessoria de Imprensa da UFMG

Assessoria de Comunicação da Escola de Enfermagem da UFMG

www.enf.ufmg.br

Serviço