Objetos de Céu Profundo inspiram novo Calendário Astronômico do Espaço do Conhecimento UFMG

Edição 2023-2024 do projeto, já disponível para acesso virtual, apresenta informações e imagens deslumbrantes

O céu noturno é um enorme baú repleto de riquezas. Quando o olhamos mais atentamente, encontramos corpos celestes incríveis externos ao nosso Sistema Solar, conhecidos como “Objetos de Céu Profundo”, ou seja, aglomerados estelares, nebulosas e galáxias que, em boa parte, podem ser identificados a olho nu. Inspirado por esta temática, o Espaço do Conhecimento UFMG preparou uma nova edição do Calendário Astronômico 2023-2024, de solstício a solstício de inverno.

Objetos de Céu Profundo

A observação e o estudo de objetos de céu profundo são essenciais para a astronomia e a astrofísica. Essas frentes investigam a história e a evolução do universo, além de buscar compreender a formação e a morte das estrelas, galáxias e outros objetos, provocando assim a imaginação e a curiosidade humana sobre o quão vasto e misterioso o universo pode ser.

Nathalia Fonseca, Doutora em Física e Assessora de Astronomia do Espaço do Conhecimento, afirma que “esses objetos são diferentes das estrelas por não serem fontes pontuais de luz e apresentarem brilho mais tênue.” Para identificá-los, “você precisa ir para um lugar mais escuro, com a menor poluição luminosa possível. São objetos que têm brilho mais difuso e que não conseguimos definir como uma fonte pontual de luz em comparação com uma estrela ou um planeta.”, conclui Nathalia.

Calendário Astronômico 2023-2024

Desenvolvido anualmente, o calendário é resultado da colaboração dos núcleos de Astronomia, Comunicação e Design do museu, e a cada lançamento apresenta um formato completamente novo. A grande novidade desta edição é que, além da versão digital, haverá um complemento físico gratuito, lançado posteriormente. Esse material trará uma experiência tangível aos fãs do calendário, permitindo que mergulhem ainda mais no universo da astronomia. O formato de cards colecionáveis e de divulgação científica tomam conta do projeto. 

Para Olganelise Möller, Assessora de Design do museu a frente do projeto, o calendário deste ano é imperdível por “apresentar objetos que não são do senso comum e saem do óbvio, despertando a curiosidade e abrindo um outro universo de conhecimento e informação de uma maneira lúdica, divertida e acessível.”

O novo calendário, de solstício a solstício, apresenta, mês a mês, informações sobre 13 objetos de céu profundo, como nome, classificação, distância, constelação em que se localiza, código de catalogação, curiosidades e melhores meses de visibilidade. Via Láctea, Grande Nuvem de Magalhães, Nebulosa de Órion, Galáxia de Andrômeda e Plêiades são alguns dos objetos apresentados pelo projeto. Nesta primeira etapa do lançamento, o acesso virtual do calendário já pode ser feito, preferencialmente pelo celular, mas também por outros dispositivos, por meio do link: bit.ly/calespacocards

Nathalia Fonseca descreve que uma das principais propostas do atual Calendário Astronômico é “propor um convite para as pessoas tentarem explorar um pouco mais o céu noturno a olho nu, em lugares mais afastados das grandes cidades.” A assessora do Núcleo de Astronomia ainda reforça que “grande parte da população mundial nunca viu a Via Láctea, sendo que não é muito complicado.”

O conteúdo do Calendário Astronômico é tanto didático quanto divertido. Ele foi elaborado para proporcionar uma experiência única, tornando a astronomia acessível a todos, desde crianças até adultos. Para aproveitar ao máximo o Calendário Astronômico, basta acessá-lo por meio do celular, tablet ou computador, de onde estiver. Cada card oferece uma imersão no conhecimento astronômico, permitindo que os usuários explorem os segredos do universo de forma interativa e envolvente. Com apenas alguns toques na tela, é possível desvendar os mistérios do cosmos, aprender sobre os eventos celestes mais marcantes e admirar a beleza do espaço sideral.

Tesouros brilhantes espalhados pelo universo seguem esperando para serem descobertos pelos olhos curiosos dos apaixonados pela astronomia. Acesse bit.ly/calespacocards

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Comunicação Institucional do Espaço do Conhecimento UFMG

3134098383