Obra de Graciliano Ramos é revisitada em especial da Rádio UFMG Educativa

Como o tema '70 anos sem Graciliano', programa 'Universo literário' desta segunda trouxe leituras de trechos de livros do escritor e entrevista com professora da Fale

Nesta segunda-feira, 20 de março, completaram-se 70 anos da morte de Graciliano Ramos, um dos maiores autores da literatura brasileira. Para celebrar a obra do escritor, a Rádio UFMG Educativa apresentou o especial 70 anos sem Graciliano Ramos, no âmbito do programa Universo literário, sob o comando de Michelle Bruck.

A análise da obra e do legado do escritor alagoano ficou a cargo da professora Claudia Campos Soares, da Faculdade de Letras (Fale). A convidada deteve-se sobre os romances Vidas secas, S. Bernardo e Angústia. Ela também abordou a produção do autor no gênero conto, como no livro Insônia, lançamentos recentes de textos inéditos e adaptações para o cinema.

“Os problemas tratados na obra dele são incrivelmente atuais. No S. Bernardo, há uma reflexão muito importante sobre essa característica própria da sociedade capitalista, que é o desejo de subir na vida e de ir passando por cima de tudo. E, no fim da vida, quando você vai acertar as contas consigo mesmo, todo aquele dinheiro acumulado não significa tanto assim”, relata. “Graciliano não morre, ele está tratando de questões que ainda estão presentes e que estarão presentes durante muito tempo na nossa realidade”, afirma Claudia Soares.

Ao longo da programação, a emissora também leva ao ar trechos de livros de Graciliano Ramos nas vozes de integrantes da equipe do Centro de Comunicação da UFMG (Cedecom). 

Ouça a playlist.

O programa Universo literário vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 8h às 10h, na frequência 104,5 FM, com transmissão também pela internet, na página da Rádio no Portal UFMG. As entrevistas e conteúdos especiais ficam disponíveis noperfil da emissora no SoundCloud.

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria de Imprensa UFMG