Obra de professora da UFMG explora modalidades de escrita e imagem do francês Michel Butor

A Editora Relicário, com apoio do Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários (Pós-lit) da UFMG, lança a obra Sobrevivências da imagem na escrita: Michel Butor e as artes, de autoria da professora da Faculdade de Letras Márcia Arbex.

Poesia, romance, ensaio, crítica de arte e de literatura, fotografia, arte, cinema: Butor praticou todas essas modalidades de escrita e de imagem, em sequência ou simultaneamente, quebrando paredes e ultrapassando fronteiras. Trata-se de uma obra que exige da literatura uma transformação e um deslocamento contínuos, um déménagement no duplo sentido da palavra: de um lado, a mudança, o deslocamento de um lugar para outro e o confronto com a experiência da fronteira que ele provoca; de outro, a doce loucura, a desrazão, a perturbação das ideias e a perda dos pontos de referência, levando consigo seus leitores.

Sobre Michel Butor

Autor de grande número de livros fundamentais para a história da literatura, dentre eles Passage de Milan (1954), L’Emploi du temps (1956) e o célebre La Modification (1957), Michel Butor foi professor universitário nos Estados Unidos, na França e na Suíça. Contemporâneo de Alain Robbe-Grillet, Claude Simon, Nathalie Sarraute, Marguerite Duras, seus romances foram, com frequência, aproximados do nouveau roman, ainda que esta apelação fosse restritiva com relação à abrangência e à novidade que constitui sua obra.

Para informações, detalhes e adquirir a obra, acesse o site da Editora Relicário.

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria de Informação da Faculdade de Letras da UFMG

(31) 3409-5108

http://www.letras.ufmg.br/