Obras de Alexandre Menezes no Centro Cultural UFMG contam histórias das cidades mineiras
O Centro Cultural UFMG convida para a abertura da exposição individual Sobre torres, janelas e memória, do arquiteto, desenhista, artista plástico e professor Alexandre Menezes. A mostra reúne pinturas que fazem uma homenagem a Minas Gerais através de um olhar voltado para a arquitetura, em uma releitura de torres, janelas e memórias mineiras. O evento acontece no dia 6 de dezembro, sexta-feira, às 19h. As obras poderão ser vistas até 2 de fevereiro de 2025. A entrada é gratuita e tem classificação livre.
A exposição – por Alexandre Menezes
A exposição Sobre torres, janelas e memória é uma homenagem a Minas Gerais, que busca através de um olhar voltado para arquitetura, uma releitura de torres, janelas e memórias mineiras. São muitas as arquiteturas, torres e janelas que, de alguma maneira, pertencem e contam histórias das cidades mineiras.
Atrás de uma aparente desordem formal, as pinturas escondem uma relação entre intuição e razão, improviso e raciocínio, ludicidade e disciplina. O rigor da observação, que registra torres, janelas e memórias, se expande na vitalidade da pintura, criando um inédito equilíbrio entre perspectivas e gestualidades espontâneas. As manchas soltas, livres e irregulares convivem com linhas precisas, rápidas e concisas. Desta relação surgem as pinturas, com gestos largos e pingos velozes.
Estes procedimentos, aparentemente opostos, podem ser entendidos como uma tentativa de pintar não somente o mundo visível, mas também as memórias, as histórias, o vento, o som, o cheiro, a cidade e a vida, com todo seu aspecto simbólico. Desta forma, a exposição Sobre torres, janelas e memória ganha existência
Sobre o artista
Alexandre Menezes é natural de Belo Horizonte, onde se formou em Arquitetura e Urbanismo pelo Instituto Metodista Izabela Hendrix e em Belas Artes pela Universidade Federal de Minas Gerais. Desde cedo manifestou interesse pelo desenho e pintura, assim como pelo ato de ensinar. Foi professor nos cursos de Arquitetura e Urbanismo do Izabela Hendrix (1987 até 2000), da Universidade FUMEC (1990 até 2018), da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1994 até 2020) e atualmente é professor associado na Escola de Arquitetura da UFMG, sempre trabalhando com desenho e processo criativo. Possui mestrado em Arquitetura pela UFMG e doutorado (PhD) pela Universidade de Sheffield, na Inglaterra, onde morou de 2001 até 2005. Desde 1982 expõe seus trabalhos em mostras coletivas e individuais, assim como em salões de arte no Brasil e no exterior.
Siga o Centro Cultural UFMG e fique por dentro da programação:
Facebook | Instagram | YouTube | Twitter | Spotify | Site
Serviço:
Exposição Sobre torres, janelas e memória – Alexandre Menezes
Abertura: 6 de dezembro de 2024 | às 19h
Visitação: até o dia 2 de fevereiro de 2025
Terças a sextas: das 9h às 20h
Sábados, domingos e feriados: das 9h às 17h
Sala Ana Horta do Centro Cultural UFMG (Av. Santos Dumont, 174 - Centro, Belo Horizonte / MG)
Classificação indicativa: livre
Entrada gratuita