Observatório lançado pela UFMG avalia impactos ambientais da mineração

Iniciativa construirá conhecimentos sobre a situação das barragens no Brasil, com foco em Minas Gerais

O Grupo de Pesquisa e Extensão Educação, Mineração e Território (EduMiTe), vinculado ao Instituto de Geociências (IGC) da UFMG, lançou o Observatório de Barragens de Mineração (OBaM), que tem como objetivo levantar, construir, analisar e divulgar dados geoespacializados, de forma didática, sobre as barragens de mineração do país.

O projeto avalia a escala da bacia hidrográfica e os impactos da atividade mineradora nos territórios afetados, a fim de construir conhecimentos principalmente sobre Minas Gerais (estado com maior número de barragens) e sobre as controvérsias relacionadas à mineração em diferentes regiões. Os estudos são divulgados no site do EduMiTe.

Lançamento

O evento que marcou o lançamento da iniciativa ocorreu virtualmente no final de junho, em que foram apresentados alguns trabalhos realizados no âmbito do OBaM como o Boletim EduMiTe de Barragens e o Dossiê: Barragens e Insegurança Hídrica na Bacia do Rio das Velhas.

O projeto tem apoio do Instituto Cordilheira.

Outras informações podem ser obtidas também por meio do Instagram do EduMiTe.

Clique aqui e acesse os demais releases da Assessoria

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG