Orquesta Atípica de Lhamas abre programação anual do Quarta Doze e Trinta da UFMG

Alternativa de lazer e cultura no campus Pampulha, o Quarta Doze e Trinta da UFMG abre a sua programação de 2019 com show da Orquesta Atípica de Lhamas. O evento acontece nesta quarta-feira, dia 13 de março, às 12h30 na Praça de Serviços, no campus Pampulha.

A realização é da Diretoria de Ação Cultural da UFMG em parceria com o Sindicato dos Professores de Universidades de Belo Horizonte (APUBH). A entrada é gratuita e aberta ao público externo. Mais informações pelo (31) 3409 4152.

Para iniciar o semestre em grande estilo, a Orquesta Atípica de Lhamas traz toda alegria e latinidade do seu som para a universidade, por meio do projeto Circuito Cultural UFMG. Com diferentes sotaques, trajetórias e influências artísticas, os músicos da banda misturam além da cumbia, música típica nacional da Colômbia, ritmos como reggaeton, lambada, bolero, tecnobrega e ragga.

Tamanha variedade resulta das diferentes nacionalidades que cada um dos 14 integrantes possui. São músicos vindos de Bogotá, Buenos Aires, Santiago, La Paz e muitos outros lugares, incluindo Belo Horizonte. Genuinamente latina, a Orquesta Atípica de Lhamas começou como um bloco de carnaval, o Cómo the Lhama?, cujo desfile de estreia aconteceu em 2017.

Circuito Cultural UFMG
O Circuito Cultural UFMG é uma realização da Diretoria de Ação Cultural da UFMG (DAC). O projeto tem como objetivo principal promover a articulação, interação e interlocução entre todos os espaços culturais vinculados à DAC, potencializando a integração das ações artístico culturais da UFMG. A programação gratuita, diversificada e de qualidade, é apresentada em forma de circuito cultural em diversas unidades da Universidade.

A ideia é promover o intercâmbio das expressões culturais locais e regionais com a comunidade artística e acadêmica. São realizadas apresentações, oficinas, cursos e mini‐cursos, palestras, exposições, instalações, residências artísticas, ciclos de debates, entre outros. Diferentes linguagens artísticas como teatro, dança, música, poesia, performances e intervenções, integram a comunidade acadêmica aos artistas e aos grupos diversos, incluindo‐se dentre eles os provenientes dos segmentos historicamente excluídos.

Atualmente, o Circuito é composto por oito projetos: Quarta Doze e Trinta, Ao Cair da Tarde (ambos no Campus Pampulha da UFMG), Quinta Cultural (no Campus Saúde da UFMG), Baixo Centro En[cena] (no Centro Cultural UFMG), Multiverso (no Espaço do Conhecimento UFMG), Perspectiva (no Conservatório UFMG), Intervalo Cultural (no Instituto de Ciências Agrárias em Montes Claros) e Poente Cultural (no Campus Cultural UFMG em Tiradentes). Todas as atividades são gratuitas e abertas para a comunidade externa.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Comunicação da Diretoria de Ação Cultural (DAC) da UFMG

www.ufmg.br/cultura

Quarta Doze e Trinta – Orquesta Atípica de Lhamas