Os legados de Macunaíma integram atividade no Espaço do Conhecimento UFMG

Roda de conversa retoma mitos indígenas para debater o Brasil atual; atividade é gratuita e tem classificação indicativa de 13 anos

Escrita em 1928, a obra-prima de Mário de Andrade, Macunaíma, ainda é motivo de debate no mundo literário. O livro, que conta a história de um herói indígena em busca de uma pedra preciosa, revolucionou a forma como era vista a cultura brasileira. Por isso, no próximo sábado, dia 16 de fevereiro, às 15h, o Espaço do Conhecimento UFMG promove a atividade Macunaíma: os mitos indígenas e o Brasil atual.

A classificação indicativa é a partir de 13 anos. Para participar, basta retirar uma senha na recepção do Espaço. A entrada é gratuita.

Além de ter elementos que ainda hoje representam o Brasil, a obra revela um enorme acervo de palavras indígenas, especificamente do tupi guarani. Muitos mitos desse povo também estão presentes no livro, como a origem do nome Macunaíma, que significa o grande mal. A roda de conversa vai explorar o Brasil atual e sua relação com os indígenas.

A programação do Espaço conta ainda com outras diversas atrações para todas as idades. Oficinas, contação de histórias e percursos pelas exposições prometem agitar o mês de fevereiro. Para mais informações, acesse o site e confira as redes sociais.

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço está subordinado à Diretoria de Ação Cultural (DAC) da Universidade, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio da Unimed-BH, do Instituto Unimed-BH e da Petrobras.

Assessoria de Imprensa da UFMG

Comunicação Institucional do Espaço do Conhecimento UFMG

(31) 3409-8352 / 9 7142-3287

www.espacodoconhecimento.org.br