Os palhaços Joe e Serragi dividem memórias do circo em espetáculo no Centro Cultural UFMG

Na próxima quarta-feira, 20 de setembro, às 18h30, o Centro Cultural UFMG (avenida Santos Dumont, 174, Centro de BH) receberá os artistas Militani de Souza e Raul Garcia, integrantes do Psiu de Luz, para a apresentação do espetáculo Aques'Dois. O evento integra o projeto Baixo Centro En[cena], como parte da programação do Circuito Cultural UFMG. A entrada é gratuita, com classificação livre.

Sinopse

Aques'Dois é um espetáculo onde dois palhaços, no risco do agora, experimentam o prazer de estar em cena se divertindo e brincando com as travessuras e confusões que surgem ao longo do enredo, numa tentativa de manter uma boa relação de aproximação com o público presente. A apresentação é regada de música, números de picadeiro e um bom causo de pescador.

Os artistas

Militani de Souza (Serragi) - músico multi-instrumentista, ator, palhaço, arranjador e compositor. Idealizador e responsável pela Psiu de Luz desde 2014. É também fundador do grupo de música autoral Boi Luzeiro e a Marungada. Tem sua formação teatral no Galpão Cine Horto (2012) e no Teatro Universitário da UFMG (2019). Desde 2014, trabalha com arte mobilização no Mobiliza-SUS pela Prefeitura de BH e trabalhou como ator no projeto Conexão do Galpão Cine Horto (2019). Participou de vivências e oficinas com grandes mestres do circo, teatro, música e cinema: Beatriz Apocalypse, Ana Flávia Fagundes, Patrícia Kuypers, Franck Beaubois, Chico Pelúcio, Lygia del Picchia, Eduardo Moreira, Armazém Cia. de Teatro, Ariano Suassuna, Luiz Carlos Lacerda (Bigode), Palhaço Biribinha, Joaquim Elias Costa, Rhena de Faria, Cláudio Dauelsberg, Marcos Suzano, Mateus Bahiense, Mestre Walter, Mestra Karen Aguiar, Santiago, Túlio Araújo, Claudinho Santana, dentre outros. É um artista que inspira e expira poesia, histórias, brincadeiras, palhaçadas e muita arte.

Raul Garcia (Joe) - nascido em berço da arte e do circo, quarta geração de uma família circense e teatral, desde criança frequenta os palcos e picadeiros, que considera a mais completa universidade circense e cênica. Tem sua formação teatral pelo Teatro Universitário da UFMG. É multiartista e navega nas águas do artesanato, das artes visuais e da pintura, mas o seu porto é o teatro, o circo e a música. É malabarista, equilibrista, palhaço, multi-instrumentista, produtor e diretor. Desde 2017, é diretor da Trupe Cacareco. Desde 2011, é diretor administrativo do Grupo de Teatro Gambiarra, um dos mais antigos do estado de Minas Gerais, fundado pela saudosa Wilma Herinques. Desde 2010, é coordenador artístico, professor de teatro e produtor do Espaço Cultural DellArt. Desde 2000, é ator, palhaço, cenógrafo, técnico de luz e som da Truppe Dell’Art. Já atuou nos grupos Psiu de Luz, Estação da Criativa, Cia Ponto Com Arte, Trupe Com Tudo, Circo de Todo Mundo.

Baixo Centro En[cena]

Baixo Centro En[cena] faz parte do Circuito Cultural UFMG, um projeto da Pró-Reitoria de Cultura (Procult) da UFMG, por meio do qual artistas locais, regionais e de relevância nacional e internacional se apresentam para a comunidade. O objetivo principal é promover a articulação, interação e interlocução entre todos os espaços culturais vinculados à Procult, potencializando a integração das ações artístico-culturais da UFMG. Todas as atividades são gratuitas e abertas para a comunidade externa.

Siga o Centro Cultural UFMG e fique por dentro da programação: Facebook | Instagram |YouTube | TwitterSpotify | Site

Entrada gratuita | Classificação: livre

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria do Centro Cultural UFMG