Padre Mauro Luiz da Silva fala sobre Museu dos Quilombos e Favelas Urbanos (Muquifu) em projeto do Centro Cultural UFMG

O convidado desta semana do Aulas Abertas, projeto do Centro Cultural UFMG, é o padre Mauro Luiz da Silva. No vídeo, ele fala sobre o Museu dos Quilombos e Favelas Urbanos (Muquifu), no aglomerado Santa Lúcia, onde atua como diretor e busca garantir o reconhecimento e a salvaguarda das favelas e dos quilombos urbanos.

Padre Mauro apresenta o acervo e espaços do Muquifu e relata que uma das propostas do museu, neste período de pandemia, foi criar e produzir conteúdo para a internet, para que as pessoas, mesmo estando em casa mantendo esse distanciamento social, tivessem acesso a cultura, lazer e informações. Em sua fala, ele cita o lançamento das séries As histórias do Muquifu e Pedacim por pedacim, essa última ainda em processo de elaboração, que reúnem episódios sobre o museu no canal do YouTube e redes sociais do espaço cultural.

Assistia ao vídeo: 

Mauro Luiz da Silva é doutorando e mestre em Ciências Sociais. Psicopedagogo, Teólogo e Filósofo pela PUC-Minas. Graduado em História e Tutela do Patrimônio Cultural pela Universidade de Pádua/Itália. Curador do Muquifu e coordenador do projeto de pesquisa NegriCidade.

O Aulas Abertas foi elaborado para oferecer um espaço de compartilhamento de ideias, conceitos e experiências, buscando a construção do conhecimento reflexivo e crítico pelo público, que terá acesso à fala de professores, pesquisadores e artistas convidados. Não se trata, portanto, de aulas propriamente ditas, mas discussões contextualizadas pelo olhar científico e humano, essenciais nesse momento de crise.

A cada semana será publicada uma nova aula através do Facebook, Instagram, YouTube e Site da Instituição. Confira os vídeos anteriores também por meio das redes sociais.

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria do Centro Cultural UFMG

(31) 3409-8290 / 3409-8291

www.ufmg.br/centrocultural