Página do projeto Brumadinho UFMG é relançada com novos recursos e conteúdos sobre o desastre

página do Projeto Brumadinho UFMG na Internet passou por recentes reformulações a fim de publicar as informações do desastre e alcançar diversos públicos, além da comunidade acadêmica, dando amplo conhecimento, visibilidade e transparência às atividades desenvolvidas.

O portal do projeto é uma das ações concebidas pela Universidade por solicitação do Juízo da 2ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Belo Horizonte, a fim de identificar e avaliar os impactos decorrentes do rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão, da Vale, em janeiro de 2019.

A página conta com uma plataforma integrada, que permite consultar dados das ações judiciais e extrajudiciais em andamento. Documentos são submetidos diretamente por equipes dos subprojetos, além das partes dos processos, Vale e Estado de Minas Gerais, apoiando a condução dos processos investigativos e decisórios do Juízo. A plataforma também apresenta os resultados de todas as pesquisas desenvolvidas pelos 67 subprojetos de pesquisa e extensão da UFMG, os quais estão organizados nas áreas temáticas Meio Ambiente, Infraestrutura, Socioeconomia e Saúde da População.

O portal também conta com informações sobre os 19 municípios atingidos e definidos previamente para participar dos subprojetos, bem como as equipes de pesquisadores, as chamadas abertas e encerradas, os resultados e calendário de eventos e atividades do projeto.

Na escola

Outro destaque é a seção Projeto Brumadinho na Escola.  É um espaço de divulgação científica com o objetivo dialogar com crianças e jovens da educação básica sobre o rompimento da barragem, suas consequências e a importância da ciência nesse contexto. São encontradas explicações didáticas para termos jurídicos e científicos, nomenclaturas, siglas, sendo possível, ainda, solicitar uma vista do projeto à escola.

Conteúdo informativo

O portal também disponibiliza material informativo sobre os subprojetos nos formatos de matéria jornalística, artigo, podcast e vídeo.

Além disso, em janeiro deste ano, foi lançada a primeira edição do Informe projeto Brumadinho UFMG, que será publicado mensalmente com um balanço das atividades. A publicação de estreia ainda relembra os 2 anos do rompimento da barragem e as mais de 270 vidas perdidas em decorrência do desastre.

Todo o conteúdo informativo é produzido pelo Núcleo de Comunicação do projeto.

Projeto Brumadinho

Através da parceria institucional inédita com o poder judiciário, o Projeto Brumadinho auxilia o Juízo da 2ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Belo Horizonte por meio de análises dos impactos do rompimento em áreas diversas.  Mais de 400 pesquisadores estão envolvidos com os trabalhos, distribuídos entre os 67 subprojetos de pesquisa e extensão que compõem a cooperação técnica.

Sete dos subprojetos têm pesquisas desenvolvidas no Centro de Referência Ambiental (CRA-UFMG), conjunto de laboratórios de ponta instalado no Departamento de Química da UFMG. A estrutura vai receber neste ano cerca de 20 equipes para sofisticadas análises físico-químicas de solos, águas subterrâneas e superficiais, sedimentos, rejeitos, material particulado atmosférico e material biológico.

"Os primeiros resultados [das análises] já vão sair nos próximos meses. A gente vai disponibilizar isso para o Juízo, que com esses estudos em mãos vai tomar a sua decisão sobre o tipo de reparação que precisa ser feita e o tipo de política que precisa ser implementada", explica a professora Claudia Mayorga, pró-reitora de Extensão da UFMG e coordenadora do Projeto Brumadinho. A docente esclarece ainda que o Projeto não participa de negociações para a realização de acordo entre as partes envolvidas nos processos relativos ao desastre, e que segue à disposição do judiciário para realização dos estudos sobre os impactos causados.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG