Palestra do NEGUE UFMG aborda história da Colômbia

O Núcleo de Estudos de Guerra e Literatura (NEGUE) da UFMG realiza, no dia 3 de setembro, a palestra La guerra de los mil días en Colombia: cuando Estados Unidos "inventó Panamá". Com apresentação do professor Alberto Bejarano, do Instituto Caro y Cuervo de Bogotá, o evento ocorre às 15h, na sala 4063 da Faculdade de Letras. A palestra é aberta ao público e dispensa inscrições. Serão emitidos certificados de presença para os participantes.

O objetivo do evento é debater sobre um capítulo da história da Colômbia de impacto internacional, que resultou na separação do Panamá e no início da hegemonia política e econômica dos Estados Unidos. Também será discutida a repercussão dos eventos históricos na literatura colombiana.

Palestrante

Alberto Bejarano é doutor em Filosofia pela Universidade Paris VIII, docente e pesquisador do Instituto Caro y Cuervo no mestrado em Literatura, onde dirige a linha de pesquisa em Literatura Comparada. Publicou recentemente o livro Ficción e historia en Roberto Bolaño: buscar puentes sobre los abismos.

O Instituto Caro y Cuervo mantem um convênio de Intercâmbio e Cooperação com a UFMG, que será a base para futuros projetos no âmbito de Literatura, História e Memória Cultural.

Assessoria de Imprensa da UFMG

Assessoria de Imprensa da UFMG

Palestra do NEGUE UFMG aborda história da Colômbia

Dia 3 de setembro de 2018