Palestra na UFMG: pesquisador francês relaciona sociologia pragmática à ocorrência de desastres

Francis Chateauraynaud acompanha as controvérsias decorrentes do desastre do rompimento da barragem do Fundão, em Mariana

Expoente da chamada sociologia pragmática, o sociólogo francês Francis Chateauraynaud relacionará alguns de seus postulados teóricos à ocorrência de grandes desastres, como os de Mariana e Brumadinho, em palestra que ministrará nesta segunda-feira, dia 23 de setembro. Com o tema Política dos desastres e crítica social: tendências do pragmatismo francês em tempos obscuros, a palestra, proferida em inglês, ocorrerá no Auditório 1 da Faculdade de Ciências Econômicas (Face) da UFMG, campus Pampulha, a partir das 19h. Haverá emissão de certificados e as inscrições podem ser feitas por meio deste link.

Professor da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais (EHESS) de Paris, onde coordena o Grupo de Sociologia Pragmática e Reflexiva (GSPR), Chateauraynaud é considerado um dos principais autores da sociologia pragmática, movimento que ganhou força, na França, a partir da década de 1980.

Francis Chateauraynaud pesquisa a formação de processos coletivos observando atores e seus argumentos nas disputas. Desde 2016, ele acompanha as controvérsias decorrentes do desastre do rompimento da barragem do Fundão, que provocou o desaparecimento da comunidade de Bento Rodrigues, em Mariana, e mudou por completo a paisagem do vale do Rio Doce.

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria de Imprensa da UFMG

(31) 3409 4476

https://ufmg.br/comunicacao/assessoria-de-imprensa