Pampulha é ‘local inadequado’ para a Stock Car, avalia UFMG

Em nota à comunidade, Reitoria alerta para os enormes impactos da corrida para as atividades acadêmicas e pede diálogo com poder público

A UFMG manifestou, nessa quarta-feira, dia 28, sua “grande preocupação com a condução do processo de organização do evento Stock Car em Belo Horizonte”, cuja realização está prevista para o mês de agosto no entorno do Mineirão. De acordo com nota à comunidade assinada pela reitora Sandra Regina Goulart Almeida e pelo vice-reitor Alessandro Fernandes Moreira, a escolha do local foi definida “sem que se tenha estabelecido um amplo diálogo entre os organizadores e o poder público municipal com a Administração da Universidade e a comunidade universitária, que tomou conhecimento dos acordos pactuados para a realização do evento por meio da mídia”.

No comunicado, os dirigentes compartilham das preocupações manifestadas tanto pela comunidade da UFMG quanto pelos moradores da região em relação aos impactos que a corrida provocará na vida das pessoas e dos animais da região. “ A instituição tem ciência de que os impactos do evento na UFMG serão enormes, afetando não apenas as unidades mais sensíveis, como a área hospitalar na qual se localiza o Hospital Veterinário, os biotérios de criação de animais, a Estação Ecológica e o Centro Esportivo Universitário, bem como todas as atividades de ensino, pesquisa e extensão da Universidade, além de aspectos relacionados a acesso, desconforto, impacto ambiental, bem-estar dos animais e deslocamento das pessoas.

Sandra e Alessandro afirmaram ter recebido com “estranheza e espanto” a notícia do corte de 55 árvores no entorno do Mineirão, “sem qualquer aviso prévio ou diálogo, iniciado no dia de hoje, e cujo impacto ambiental para as comunidades locais é imensurável”.

Debate incipiente

Além disso, destacaram que têm acompanhado o “ainda incipiente debate público em torno dessa pauta - sobretudo no aguardo do imperativo diálogo com o poder público municipal, na expectativa de que as complexas questões como a preservação do meio ambiente, do bem-estar, do acesso, da segurança e da limpeza da região sejam contempladas”.

Na conclusão da mensagem, os dirigentes garantiram que a UFMG continuará  buscando soluções para preservar o seu legado e o da região da Pampulha para a capital mineira. “Os interesses da Universidade e o bem-estar da nossa comunidade e da população de Belo Horizonte estão no centro de nossas prioridades e esperamos que estejam, igualmente, na mente e nos corações daqueles a que cabem as tomadas de decisões acerca deste tema”, afirmaram.

Outras manifestações

Uma das unidades que mais sofrerão os impactos da corrida, caso ela seja realizada na Pampulha, a Escola de Veterinária emitiu nota em que critica a supressão das árvores no local do evento e também destaca que o “entorno do Mineirão não é o melhor local” para a atividade.  A Unidade abriga o Hospital Veterinário, um dos mais importantes do país.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG