Para aprender brincando! Atividades sobre ciência agitam a programação de fim de ano do Espaço do Conhecimento UFMG

Durante o período de 10 a 22 de dezembro, museu funcionará em horário especial, das 14h às 21h. Atividades têm participação gratuita, exceto sess

Neste início de férias o Espaço do Conhecimento UFMG aproveita também os dias da semana para promover atividades voltadas para o ensino da ciência. Nos dias 10, 15 e 19 de dezembro, a criançada vai ficar por dentro de temas como as leis da Física e a história da humanidade. Durante todo o mês o museu promove ações educativas leves e divertidas para mostrar que sempre é tempo de descobrir algo novo!

Planetário

O Planetário estará a topo vapor durante dezembro! Diariamente, os visitantes podem assistir a sessões e filmes que os levam a um passeio pelo universo. Há sessões voltadas ao público infantil sempre às 15h e 19h. Esta é a única atividade paga do Espaço. Os ingressos custam R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 (meia). A política de gratuidade pode ser consultada aqui.

De olho na Lua

Nova, crescente, cheia ou minguante. As formas que a Lua ganha, ao longo do mês, sempre fascinaram o ser humano. No dia 10 de dezembro, às 19h, a oficina Fases da Lua vai ensinar os participantes a prever a visibilidade do nosso satélite em qualquer dia e horário. A atividade usa modelos de papel, a luz do Sol e o próprio corpo dos participantes para compreender os fenômenos celestes. Fases da Lua é indicada para pessoas com 7 anos ou mais e tem duração prevista de uma hora.

O planeta e seus habitantes

Na próxima semana, os pequenos vão percorrer a exposição Demasiado Humano para desvendar mistérios do mundo e da humanidade: quantos aniversários a Terra já fez? Buraco de minhoca leva para outra dimensão? Dinossauro tem orelha? O percurso temático O planeta e seus habitantes acontece no dia 10, às 16h, e no dia 15, às 19h. A classificação é livre.

Um dia de astronauta

Muitas crianças sonham em se tornar um astronauta para desbravar o universo! No dia 14 de dezembro, às 16h, os pequenos vão experimentar alguns passos do treinamento que essas pessoas recebem antes de serem lançadas ao céu em um foguete, sentindo na pele os desafios de quem se dedica a desvendar o espaço sideral. A atividade é indicada para crianças que tenham 6 anos ou mais.

Ser ou não? Eis a questão!

Plutão é ou não um planeta? Há 13 anos, a União Astronômica Internacional o rebaixou a planeta anão, mas o debate continua no meio científico. Descoberto em 1930, ele foi explorado em 2015 pela sonda New Horizons, que descobriu por lá uma atmosfera azul e a maior geleira conhecida no Sistema Solar. O Espaço do Conhecimento UFMG retoma esse debate, acalorado entre os astrônomos em todo o mundo, em uma divertida contação de histórias. Plutão: ser ou não ser? acontece no dia  17 de dezembro, às 19h. A classificação é de 5 anos.

O que escapou a Aristóteles?

No dia 19, quinta-feira, as leis do movimento estarão em pauta no Espaço. Aqui, as crianças maiores de 10 anos vão discutir conceitos científicos, realizar experimentos práticos e desenvolver hipóteses sobre as leis da física. Depois, é hora de refletir: sua percepção sobre o movimento é aristotélica ou newtoniana? O que escapou a Aristóteles? acontece às 16h e tem duração prevista de uma hora.

Estrelas ou deuses?

Sem instrumentos que permitissem ver o cosmos com mais nitidez, gregos e romanos tinham outra perspectiva sobre o Universo, o que será mostrado ao público na contação de histórias Desvendando as constelações greco-romanas, no dia 20 de dezembro, às 16h. As constelações tinham outro significado naquela época, quando a crença religiosa fazia parte de todas as instâncias da vida humana.

Astronomia divertida!

E o museu desafia seus visitantes a testarem os conhecimentos sobre o céu e o espaço sideral em uma divertida Gincana Astronômica. A atividade agita o Espaço nos dias 22 de dezembro, às 19h, e 28, às 14h. O público está convidado a participar de um jogo com twister sobre planetas, adivinhação de objetos astronômicos, quiz sobre a Lua e caça-palavras dos temas abordados nas exposições. A brincadeira é indicada para maiores de 5 anos.

Fim de ano no Espaço

Durante a programação especial de dezembro, do dia 10 ao 22, o museu funciona em horário especial, das 14h às 21h.

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço está subordinado à Diretoria de Ação Cultural (DAC) da Universidade, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio da Unimed-BH, do Instituto Unimed-BH e da Petrobras.

Serviço:

Programação de fim de ano no Espaço do Conhecimento UFMG

Onde: Praça da Liberdade, 700, Funcionários, BH.

Planetário

Quando: Todos os dias, às 15h e às 19h

Entrada: R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 (meia) – veja aqui a política de gratuidade

Fases da Lua

Quando: 10 de dezembro, às 19h

Classificação: a partir de 7 anos

Planeta e Seus Habitantes

Quando: 10 de dezembro, às 16h; 15 de dezembro, às 19h

Classificação: livre

Um dia de astronauta

Quando: 14 de dezembro, às 16h

Classificação: a partir de 6 anos

Plutão: ser ou não ser?

Quando: 17 de dezembro, às 19h

Classificação: a partir de 5 anos

Entrada: gratuita

O que escapou a Aristóteles?

Quando: 19 de dezembro, às 16h

Classificação: maiores de 10 anos