Parceria entre Escola de Veterinária UFMG e MPMG resulta em guia de defesa dos animais e da saúde pública

Com o estreitamento das relações entre seres humanos e animais, especialmente os pets, aumenta-se, também, a preocupação com a saúde pública, devido à potencialidade de transmissão de zoonoses relevantes e ocorrências de casos de transtorno de acumulação. Nesse contexto, o Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG), por meio da parceria entre a Coordenadoria Estadual de Defesa da Fauna (Cedef) e a Escola de Veterinária da UFMG, idealizou o Guia de Atenção aos Acumuladores de Animais, Leishmaniose Visceral Canina e Esporotricose Zoonóticadisponível na internet

Danielle Ferreira, professora do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva (DMVP) e uma das coordenadoras do projeto, destaca que “o objetivo do guia é trabalhar os problemas de forma preventiva, sugerindo políticas públicas de castração, vacinação e, acima de tudo, educação”. 

O documento conta com três capítulos, sendo o primeiro dedicado ao esclarecimento sobre pessoas em situação de acúmulo de animais. “O propósito dessa primeira parte é fomentar a elaboração de propostas e tomadas de decisões em busca da melhoria da qualidade de vida dos indivíduos que vivem em casas em situação de acumulação, dos animais e da sociedade impactada”, enfatiza Danielle Ferreira.  

O segundo capítulo trata da leishmaniose e tem por objetivo atender ao pedido de apoio técnico formulado pela Cedef, para orientar os promotores de Justiça de Meio Ambiente sobre o controle da doença. Por fim, o guia aborda a esporotricose zoonótica, visando direcionar promotores e gestores para a implementação de ações de vigilância nos municípios de Minas Gerais. 

O informe está disponível no blog da Coordenadoria Especial de Defesa da Fauna do Ministério Público de Minas Gerais.

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria de Imprensa da Escola de Veterinária da UFMG

(31) 9 8661-8229

http://www.vet.ufmg.br/

Multimídia