Parceria UFMG e Fundep: conexão universidade-empresa impulsiona a geração de inovações para a sociedade

O Outlab, programa de aceleração de negócios exclusivo para laboratórios, apresentará os resultados da primeira edição na próxima segunda-feira

Com o intuito de potencializar o conhecimento gerado nos Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs) e impulsionar a interação entre Universidade e empresas, a UFMG, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRPq), e a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep) realizam o Outlab: programa de aceleração de negócios exclusivo para laboratórios. Para apresentar os resultados alcançados por meio dessa iniciativa pioneira, será realizado, no dia 16 de setembro, às 14h, o evento de encerramento do programa no modelo de Open Innovation – expressão usada para destacar a colaboração e relacionamento entre os diversos atores do ecossistema de inovação. As inscrições são gratuitas neste link. O evento será na Fiemg (Av. do Contorno, 4456, Belo Horizonte).

O encontro é aberto à comunidade acadêmica, pesquisadores, integrantes de laboratórios, de startups e de empresas. A programação envolve rodada de negócios entre empresas e laboratórios participantes; show case com a exposição das atividades dos laboratórios; seguida de cerimônia de encerramento e happy hour para mais networking.

A ciência, tecnologia e inovação desenvolvidas nos centros de ensino e pesquisa têm sido um dos principais motores para a economia e desenvolvimento social das nações. Em sua primeira edição, equipes de 25 laboratórios da UFMG participaram de uma imersão de nove semanas para o aprimoramento e expansão de suas áreas comerciais.

Imersão no universo de negócios

Ao longo do programa, os integrantes dos laboratórios selecionados receberam conteúdos específicos sobre planejamento de negócios, marketing, vendas, entre outros; e tiveram metas de desenvolvimento estabelecidas pela equipe de aceleração.

Com eventos periódicos para a aproximação com o ecossistema, seis hubs de inovação foram visitados: Biotechtown, Mining Hub, Fiemg Lab, Centro de Inovação Unimed, P7 Criativo e Hubble. Os participantes puderam, ainda, se conectar com grandes empresas, como Gerdau, Magnesita, Anglo American, Samarco, Fiemg e Petrobras. Relações interlaboratoriais também foram formadas, assim, possibilitaram a efetivação de novas parcerias e a aplicação da pesquisa científica ao mercado.

O programa

Idealizado como o primeiro programa de aceleração de laboratórios do Brasil, o Outlab tem a proposta baseada na expertise da Fundep de mais de quatro anos em pré-aceleração, aceleração e atuação no ecossistema de inovação e empreendedorismo, com o apoio da UFMG.

A iniciativa não envolveu custos para os laboratórios e consistiu em metodologias de vendas e sensibilização para o potencial comercial dos participantes. Foram abordadas quatro áreas específicas: mercado, serviço, venda e pós-venda. A agenda contemplou palestras, workshops, orientação individual com agentes de aceleração e mentores (profissionais especializados para o acompanhamento), bem como bancas para avaliação e feedback dos resultados.

Laboratórios participantes

NUPAD – Faculdade de Medicina

Smart Sense Laboratory

Synergia

Clique aqui para saber mais sobre os centros de pesquisa.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Comunicação da Fundação do Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep)

www.fundep.ufmg.br

Outlab – Open Innovation