Peça O Deszerto é atração do Quarta Doze e Trinta na UFMG

Ao receber uma carta de sua filha questionando sua omissão frente aos crimes da ditadura, Laura retorna ao deserto, onde fora juíza há mais de 20 anos, para revisitar suas memórias e indicar, com o dedo, o que nenhum verbo seria capaz de expressar. Esta é a síntese do espetáculo O Deszerto que acontece na próxima quarta-feira, dia 13 de setembro, pelo projeto Quarta Doze e Trinta. A apresentação acontece às 12h30, no auditório da Reitoria da UFMG, no campus Pampulha. O espetáculo é gratuito e aberto para a comunidade externa. Informações pelo telefone 3409-6411.

O Deszerto é resultado de um processo colaborativo com pesquisadores de diferentes universidades federais brasileiras, viabilizado pelo edital Cena Aberta do Centro Cultural UFMG. Livremente inspirada no romance El desierto, do premiado autor chileno Carlos Franz, a peça tem como mote a relação entre vítima e algoz. Na obra do Mulheres MíticasO Deszerto, Laura, uma ex-juíza latino-americana, regressa a uma cidade-oásis a fim de olhar para seu passado, recordando uma relação com um militar que a torturou e a amou durante o período ditatorial. Após perder o posto de juíza ainda na época do regime, Laura se exilou na Europa e só retornou ao deserto após ser questionada por sua filha, através de uma carta, sobre sua participação em todos os acontecimentos daquele período no qual sua mãe era a representante máxima da lei.

O Mulheres Míticas surgiu em 2014 a partir de pesquisas no âmbito do Curso de Teatro da UFMG. Formado por Fabrício Trindade, Felipe Cordeiro, Gabriela Figueiredo, Jéssica Ribas, Luísa Lagoeiro e Sara Rojo, o coletivo se dedica à criação artística e à pesquisa em teatro.

DAC - Muitas Culturas nos Campi

O programa Muitas Culturas nos Campi tem como objetivo principal promover a articulação, interação e interlocução entre todos os espaços culturais da universidade. Por meio de diferentes linguagens artísticas (como teatro, dança, música, poesia, performances e intervenções), a comunidade acadêmica se aproxima dos artistas e grupos diversos, dentre eles os provenientes dos segmentos historicamente excluídos.

Seis projetos do programa, no Circuito Cultural da UFMG, estarão em atividade no mês de setembro: Quarta Doze e Trinta, Ao Cair da Tarde, Quinta Cultural, Baixo Centro En(Cena), Multiverso e Perspectiva. Os dois primeiros acontecem no campus Pampulha; os demais, respectivamente, no campus Saúde, Centro Cultural UFMG, Espaço do Conhecimento UFMG e Conservatório UFMG. Todas as atividades são gratuitas e abertas para a comunidade externa.

A programação completa está disponível em ufmg.br/cultura.

Assessoria de Imprensa da UFMG

Assessoria de Comunicação da Diretoria de Ação Cultural (DAC) da UFMG

www.ufmg.br/cultura

Peça O Deszerto é atração do Quarta Doze e Trinta na UFMG