Pelos Mundos Indígenas: Férias no Museu tem programação especial em nova exposição no Espaço do Conhecimento UFMG

Atividades gratuitas acontecem até o dia 2 de fevereiro

A nova exposição temporária do Espaço do Conhecimento UFMG, Mundos Indígenas, estará em cartaz durante as Férias no Museu, que teve início no dia 2 de janeiro e se estende até 2 de fevereiro. A exposição é voltada para públicos de todas as idades e foi concebida por cinco curadores indígenas, que mostram um pouco da vida, dos costumes e das crenças dos povos brasileiros Ye'kwana, Yanomami, Xakriabá, Pataxoop e Tikmũ’ũn. A participação em todas as ações educativas é gratuita, mediante a retirada de uma senha na recepção.

No dia 11 de janeiro, às 18h, a contação de histórias Në ropë vai e vem explora a parte da exposição dedicada ao povo Yanomami. Já no dia 18 de janeiro, às 18h, Weichö – modos de viver revela curiosidade do povo Ye’kwana em uma experiência com pinturas corporais.

Quem quer saber mais sobre os Xakriabá pode participar da atividade História na Esteira, em 25 de janeiro, às 18h, que terá cenário e personagens criados com argila. Já os Pataxoop da aldeia de Muã Mimatxi serão apresentados na Caça ao tesouro no Grande Tempo das Águas, em 1º de fevereiro, às 18h, em um divertido jogo pelo museu em busca de desenhos e pinturas indígenas que refletem cenas cotidianas da comunidade.

Conhecendo outros povos

Nem todo mundo já ouviu falar dos Sorielisarb. Eles estão entre os que vivem no braço direito do Amazonas e no tronco tupi do Rio da Prata, os quais se encontram majoritariamente dentro daquilo que se convencionou chamar de círculo tupi-guarani. A oficina Os Sorielisarb – quem são os outros? conta quem compõe essa comunidade, quais são seus costumes e tradições, no dia 23 de janeiro, às 15h.

Férias no Museu

A programação especial das férias de janeiro do Espaço do Conhecimento UFMG conta com oficinas, brincadeiras, contação de histórias e atividades na exposição Mundos Indígenas.

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço está subordinado à Diretoria de Ação Cultural (DAC) da Universidade, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH e da Petrobras.

Serviço:

Férias no Museu do Espaço do Conhecimento UFMG

Quando: até 2 de fevereiro

Onde: Praça da Liberdade, 700, Funcionários, Belo Horizonte

Entrada: gratuita

Në ropë vai e vem

Quando: 11 de janeiro, às 18h

Weichö – modos de viver

Quando: 18 de janeiro, às 18h

Classificação: livre

Os Sorielisarb: quem são os outros?

Quando: 23 de janeiro, às 15h

História na Esteira