'Pensar a Educação' debate na UFMG os espaços da criança na cidade
Com participação de especialistas, atividade na FaE encerra seminário anual do projeto
O projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil promove, nesta quinta-feira, dia 30 de novembro, o debate Os espaços para as crianças na cidade, que encerra, em 2017, a programação do 11º Seminário Anual do Pensar a Educação, Pensar o Brasil. A atividade será no auditório Neidson Rodrigues da Faculdade de Educação (FaE), no campus Pampulha, a partir das 19h. Mais informações podem ser obtidas no site do projeto Pensar Educação, pelo e-mail pensar@ufmg.br ou pelos telefones (31)3409-5355 e (31) 998212-5621.
O debate é gratuito e aberto à comunidade. Haverá transmissão, ao vivo, pelo canal do projeto no YouTube. As participantes vão interagir e responder a questões do público após as intervenções.
A discussão será feita por Maria Cristina Gouvea, professora e pesquisadora da FaE; Fabíola Farias, doutoranda e coordenadora da Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte; e Débora D'avila, coordenadora do projeto Universidade das Crianças. Serão apresentadas três perspectivas sobre as experiências com as crianças com base na produção do saber acadêmico e das práticas desenvolvidas pelas conferencistas. A intenção é analisar como a cidade recebe a infância em seus espaços e o papel da universidade na defesa da criança e do seu pertencimento ao espaço urbano.
Criado em 2007, o projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil – 1822-2022 articula um conjunto de ações na interface extensão, ensino, pesquisa e comunicação pública do conhecimento científico sobre educação.
As conferencistas
Maria Cristina Gouvea é graduada em Psicologia, mestre em Educação e Ciências Sociais e doutora em História da Educação pela UFMG. É professora da Faculdade de Educação da UFMG, onde atua no Programa de Pós-graduação. Também integra o Centro de Estudos e Pesquisas em História da Educação da UFMG (Gephe) e o Núcleo de Pesquisas sobre Infância e Educação Infantil da UFMG (Nepei/ UFMG).
Débora d’Avila Reis é graduada em farmácia-bioquímica, mestre e doutora em Bioquímica e Imunologia pela UFMG. É professora do Departamento de Morfologia do ICB, pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Biologia Celular e membro do corpo de orientadores do mestrado profissional em Educação e Docência da FaE. Coordena o projeto de extensão Universidade das Crianças e é membro da SBPC, da Rede Europeia das Universidades das Crianças e da Rede Nacional de Educação e Ciências.
Fabíola Farias é graduada em Letras e mestre em Ciência da Informação pela UFMG. É doutoranda em Ciência da Informação e chefe do Departamento de Coordenação de Bibliotecas e Promoção da Leitura da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte e leitora-votante da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Coordena a Biblioteca Pública Infantil e Juvenil da Fundação de Cultura de Belo Horizonte.