Percurso no Espaço do Conhecimento UFMG aborda importância da água

Atividade passa pelas exposições Demasiado Humano e À Margem: Água, Cultura e Território; participação é gratuita

Uma simples combinação de átomos forma uma molécula poderosa para a manutenção de vida no nosso planeta. A água é responsável pelo mundo como conhecemos: todo o caminho percorrido pela Terra e seus habitantes, até hoje, depende dela. O Percurso Temático: As Histórias que Correm com a Água, no Espaço do Conhecimento UFMG, fará uma trilha por essa trajetória, evidenciando a importância da preservação da água para que a existência seja mantida por aqui. O percurso é gratuito e acontece no domingo, dia 18 de junho, às 15h. A classificação indicativa é livre e é necessário retirar senha na recepção. O Espaço do Conhecimento UFMG fica na Praça da Liberdade, 700. A entrada é franca. Mais informações pelo telefone (31) 3409-8350.

A atividade começa com um passeio pela mostra de longa duração Demasiado Humano, onde apresenta o surgimento e o papel da água para que a vida no planeta seja possível, passando pela relação das sociedades com os rios ao longo da história. Em seguida, o público é levado à exposição À Margem: Água, Cultura e Território. Lá, é possível compreender a relevância das bacias hidrográficas pelo mundo a partir do exemplo do Rio das Velhas, essencial para a consolidação de muitas cidades mineiras.

Um rio que fala

A exposição temporária À Margem conta a história das águas da Bacia das Velhas, crucial para o surgimento de Belo Horizonte. Até o dia 18 de junho, os visitantes poderão entender o caminho do rio, desde sua nascente até seu curso por campos e cidades, e compreender como áreas verdes preservadas e de um saber tradicional próprio da cultura dos povos ribeirinhos convivem com esgoto, resíduos industriais, agrotóxicos e assoreamento.

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço está subordinado à Diretoria de Ação Cultural (DAC) da universidade, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio da Unimed-BH e do Instituto Unimed-BH.

Assessoria de Imprensa da UFMG

Comunicação Institucional do Espaço do Conhecimento UFMG

(31) 3409-8352 / 9 7142-3287

www.espacodoconhecimento.org.br