Pesquisa da Fundação Ipead/UFMG indica Dia dos Namorados de 2019 com menor intenção de compra dos últimos quatro anos

Dados revelam também redução no preço médio dos presentes

Pesquisa do Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de Minas Gerais (Ipead/UFMG) mostra que, depois de quatro anos de análise, o ano de 2019 terá o Dia dos Namorados de menor transações para o comércio. Os dados indicaram que 31,43% dos entrevistados informaram que querem presentear alguma pessoa na data comemorativa, percentual mais baixo dos últimos quatro anos. O valor médio dos presentes também sofreu redução, caindo dos R$ 103,27 declarados em 2018 para R$ 90,53, uma diferença de 12,34%. Todos os resultados estão disponíveis no site do Ipead

A pesquisa mostrou também que, após alta registrada em abril, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC-BH) apresentou queda de 4,04% no mês de maio, sendo as componentes Situação Econômica do País e Emprego as que mais contribuíram para a piora do humor dos consumidores belo-horizontinos no mês. Esses componentes e o Índice geral do ICC-BH apresentaram a pontuação mais baixa dos últimos oito meses.

Pesquisa
Desenvolvida pela Fundação Ipead/UFMG em 2016, a pesquisa sobre a pretensão de compra no Dia dos Namorados é aplicada juntamente com o Índice de Confiança do Consumidor de Belo Horizonte (ICC-BH), seguindo o mesmo dimensionamento amostral e recortes por sexo e renda familiar. Nesse ano foram entrevistados 210 consumidores belorizontinos. 

Os resultados obtidos com a pesquisa permitem ao empresário do comércio varejista mineiro avaliar as opiniões e as expectativas dos consumidores em tempo real com o objetivo de planejar melhor o seu negócio em termos de estoques, contratações, investimentos, dentre outros.

Sobre o Ipead
A Fundação Ipead é uma entidade sem fins lucrativos, credenciada pelo Ministério da Educação – MEC e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC, como fundação de apoio à Faculdade de Ciências Econômicas (Face/UFMG).

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria de Comunicação Ipead/UFMG

(31) 3409-7110 / (31) 98419-9802

Serviço

Pesquisa do Ipead indica Dia dos Namorados de 2019 com menor intenção de compra dos últimos quatro anos