Pesquisa da UFMG aponta espécies de maracujá mais adequadas ao plantio no Norte de Minas

As espécies frutíferas se comportam de maneira diferente em cada região, podendo produzir mais frutos ou se desenvolver melhor em determinadas condições ambientais e climáticas. Estudo do Instituto de Ciências Agrárias da UFMG analisou o desenvolvimento de mudas de diferentes espécies de maracujazeiro e apontou aquelas que tiveram melhor desempenho para a região do Norte de Minas. Os resultados poderão auxiliar agricultores familiares na tomada de decisão, gerando diminuição de custos financeiros e perdas, o que contribui para a produtividade.

As plantas foram avaliadas desde o crescimento inicial até a floração e o surgimento dos frutos, considerando as condições regionais, climáticas e ambientais em cada estação do ano. Os experimentos em campo de Juliana Fagundes, realizados como parte de seu mestrado em Produção Vegetal, mostraram o melhor aproveitamento sazonal do tipo BRS Sol do Cerrado, além de florações do tipo contínuo, com boas quantidade de botões florais mesmo no período do inverno.

Saiba mais sobre a pesquisa em entrevista com Juliana Fagundes realizada no programa Veredas da Ciência, veiculado pela Rádio UFMG Educativa Montes Claros. A produção e a reportagem são de Amanda Lelis.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa do Instituto de Ciências Agrárias da UFMG