Pesquisa da UFMG avalia efeitos da inserção de óleos essenciais na dieta de bezerros

Experimento demonstra como o desenvolvimento e o sistema imunológico dos animais são afetados pela utilização de um blend dessas substâncias

Óleos essenciais são substâncias produzidas pelas plantas com os mais diversos fins, tais como proteção contra predadores e parasitas, atração de polinizadores, devido ao aroma forte que exalam, e até mesmo para auxiliar no crescimento vegetal. Já bastante utilizadas na medicina alternativa por suas possíveis propriedades terapêuticas, essas substâncias podem ser inseridas na dieta de animais para melhorar a sua saúde, revela uma pesquisa realizada na Escola de Veterinária da UFMG.

Esse foi o ponto de partida de Joana Palhares Campolina, autora da tese Utilização de blend de óleos essenciais na dieta líquida de bezerros. Administrados em forma de pó, os óleos essenciais foram inseridos na alimentação dos ruminantes para avaliação de possíveis efeitos em seu desenvolvimento. A opção por bezerros se deu porque esses animais têm grande predisposição à ocorrência de doenças neonatais, como diarreia e problemas respiratórios.

Em entrevista à Rádio UFMG Educativa, a pesquisadora conta sobre o trabalho de campo, que durou 10 meses, além de explicar como se deu a aplicação dos óleos essenciais.

A tese, defendida no Programa de Pós-Graduação em Zootecnia da Escola de Veterinária da UFMG, é tema do episódio 120 do Aqui tem ciência. Ouça aqui.

Raio-x da pesquisa

Título: Utilização de blend de óleos essenciais na dieta líquida de bezerros

O que é: Tese de doutorado que apresenta um experimento com a inserção de óleos essenciais na dieta de filhotes de bezerros, com efeito positivo no desenvolvimento e no sistema imunológico desses animais.

Pesquisadora: Joana Palhares Campolina

Programa de Pós-Graduação: Zootecnia

Orientadora: Sandra Gesteira Coelho

Ano da defesa: 2022

O episódio 120 do programa Aqui tem ciência tem produção e apresentação de Laura Silva, edição de Alessandra Ribeiro e trabalhos técnicos de Cláudio Zazá.

O programa é uma pílula radiofônica sobre estudos da UFMG e busca abranger todas as áreas do conhecimento. A cada semana, a equipe da Rádio UFMG Educativa apresenta os resultados de um trabalho de pesquisa desenvolvido na Universidade.

Aqui tem ciência fica disponível em aplicativos de podcast, como o Spotify, e vai ao ar pela frequência 104,5 FM, na Região Metropolitana de BH, e no site da emissora, às segundas, às 11h, com reprises às quartas, às 14h30, e às sextas, às 20h.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG