Pesquisa da UFMG busca voluntários para avaliar cognição e comportamento motor em realidade virtual imersiva

O Núcleo de Neurociências do Movimento (NNeuroM), vinculado ao Grupo de Estudo em Desenvolvimento e Aprendizagem Motora (Gedam) da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG, está buscando voluntários para participarem de pesquisa sobre cognição e comportamento motor em realidade virtual imersiva. O estudo é voltado para o público entre 60 a 80 anos, destros, sem histórico de labirintite. Interessados devem preencher formulário eletrônico

A pesquisa será feita presencialmente na UFMG, campus Pampulha, em uma sessão com o tempo estimado de duração de 1h40, que será agendada de acordo com a disponibilidade do voluntário. O objetivo é avaliar percepções acerca da execução de atividades em ambiente de realidade virtual imersiva, através de análise comportamental e eletroencefalográfica (EEG, registro de atividades corticais).

A pesquisa, que integra o projeto Treinamento cognitivo-motor na realidade virtual imersiva para idosos: relações entre parâmetros eletrofisiológicos e neuropsicológicos, foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFMG e é coordenada pelo professor Guilherme Menezes Lage, do Programa de Pós-Graduação em Neurociências da UFMG. O estudo também conta com equipe de pesquisadores e professores da Universidade.

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG