Pesquisa da UFMG busca voluntários para avaliar se mudança de hábitos de vida ajuda na prevenção do diabetes
O Programa de Prevenção de Diabetes (Proven-Dia) está recrutando voluntários para uma pesquisa que vai avaliar se mudar os hábitos de vida ajuda na prevenção do diabetes. O projeto Efetividade do programa de prevenção de diabetes na incidência de diabetes mellitus tipo 2 em indivíduos brasileiros: ensaio clínico randomizado (estudo Proven-Dia) é financiado pelo Ministério da Saúde e coordenado na UFMG pela professora Nathalia Sernizon Guimarães, do Departamento de Nutrição da Escola de Enfermagem.
Estão aptas a colaborar pessoas com 18 anos ou mais, com pré-diabetes, que acontece quando os níveis de glicose (açúcar) no sangue estão mais altos do que o normal, mas ainda não tão altos para que a pessoa seja considerada com diabetes. É necessário ter exame de hemoglobina glicada entre 5,7 e 6,4% ou glicemia duas horas após teste de tolerância oral à glicose entre 140 e 199mg/dL, ter sobrepeso ou obesidade (IMC entre 18,5 e 34,9 kg/m²) e não estar em acompanhamento individual de alimentação e/ou exercício físico nos últimos 6 meses. Além disso, é preciso ter computador, notebook, tablet ou celular com acesso à internet. As pessoas que preenchem esses requisitos e se interessam em participar devem responder ao questionário disponível neste link.
A professora Nathalia Sernizon explica que o estudo contará com a realização de rastreamento por meio de formulário eletrônico padronizado com obtenção de consentimento para uso dos dados. “Nesse rastreamento, será aplicado o questionário de confirmação do risco para DM2. Aqueles com alto risco serão convidados a comparecer no centro colaborador, o Ambulatório Borges da Costa, do Hospital das Clínicas da UFMG, para apresentação do estudo e convite de participação, além de confirmação de critérios de elegibilidade”.
Além da professora Nathalia Sernizon, também participaram da pesquisa os professores Melissa Orlandin Premaor e Fabio Vasconcellos Comim, da Faculdade de Medicina da UFMG, e os alunos do curso de Nutrição da EEUFMG Pedro Martins Pessoa e Júlia Naves Peixoto.
Proven-Dia
O diabetes mellitus tipo 2 representa um grande desafio econômico e de saúde pública, sendo responsável por elevados custos de tratamento e complicações crônicas. Em resposta a essa problemática, o Proven-Dia foi desenvolvido para implementar intervenções preventivas, baseando-se em uma política nacional de prevenção do diabetes e assistência integral ao paciente. O Estudo Proven-Dia tem como objetivo principal avaliar a efetividade de um programa de prevenção do diabetes mellitus tipo 2 (DM2) em indivíduos brasileiros, utilizando dois formatos de intervenção: presencial e virtual. O estudo visa reduzir a incidência de DM2 e também observar efeitos secundários, como a redução do peso corporal e a manutenção da glicemia.